PET-Saúde Equidade exibe resultados em Governador Valadares
PET-Saúde Equidade exibe resultados em Governador Valadares, apontando avanços no fortalecimento das políticas de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O Seminário Mostra Integrada de Equidade, realizado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares em 15/4, consolidou dois anos de trabalho conduzido em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – campus GV).
Produtos práticos reforçam atuação nos 50 municípios
Oficinas iniciadas em 2024 mobilizaram os 50 municípios da macrorregião Leste de Saúde. Como resultado, grupos tutoriais produziram materiais educativos, catálogos, podcasts, manuais e metodologias voltadas à implementação das diretrizes de equidade. Os conteúdos nasceram de um diagnóstico situacional que mapeou fragilidades locais e a necessidade de capacitar profissionais e fortalecer comitês municipais.
Para Fernanda Mello, referência técnica de equidades da SRS, o encontro “reuniu todo o conhecimento produzido, do diagnóstico aos produtos”. Ela salientou o impacto direto nas equipes que agora dispõem de ferramentas concretas para ações no território.
Depoimentos confirmam impacto no território
Natália Rodrigues, coordenadora da Atenção Primária de Galileia, avaliou que o PET-Saúde Equidade “foi fundamental para qualificar as políticas de equidade, oferecendo diagnósticos e propostas de intervenção”. Já Mackeline Diamantino, de Santa Rita do Itueto, destacou a troca de experiências que “fortaleceu o cuidado a populações vulneráveis e promoveu práticas mais inclusivas”.
Entre os estudantes envolvidos, a graduanda em Direito Andresa Cristina de Souza Doimo ressaltou a integração entre ensino e serviço, defendendo ações que considerem as especificidades de cada território.
Pacto territorial garante continuidade
Ao fim do evento, SRS, COSEMS e UFJF firmaram um pacto territorial para difundir os materiais produzidos e agendar novas oficinas. A experiência, única no estado com esse formato, será apresentada na mostra POEPS 10 anos em maio.

Imagem: Internet
Informações adicionais sobre políticas de equidade no SUS podem ser consultadas no site do Ministério da Saúde.
O ciclo se encerra na região, mas as ações seguem vivas. Continue acompanhando iniciativas de saúde pública em nossa editoria Brasil e saiba como a equidade avança em Minas Gerais.
Crédito da imagem: Catarina Lourenço















