PEC da jornada 6×1 recebe apoio de deputadas de Juiz de Fora
PEC da jornada 6×1 recebe apoio de deputadas de Juiz de Fora na votação em primeiro e segundo turnos na Câmara dos Deputados, realizada na noite de quinta-feira (30). O texto, que encerra a escala de trabalho 6 x 1, obteve 472 votos a 22 na primeira rodada e 461 a 19 na segunda, avançando agora para o Senado.
PEC da jornada 6×1 recebe apoio de deputadas de Juiz de Fora
As deputadas Delegada Ione (PL) e Ana Pimentel (PT), representantes de Juiz de Fora no Congresso, confirmaram o voto favorável à Proposta de Emenda à Constituição. O ex-deputado Lafayette Andrada (PL), que manteve domicílio eleitoral no município até 2020, também apoiou a medida.
Com a aprovação, a PEC propõe o fim da tradicional jornada de seis dias de trabalho por um de descanso, prática comum nos setores de comércio e serviços. Defensores do texto afirmam que a mudança pode modernizar as relações trabalhistas e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Críticos, porém, temem impactos na produtividade e nos custos das empresas.
Antes de entrar em vigor, a proposta precisa ser analisada em dois turnos no Senado, onde ainda não há data definida para votação. Enquanto isso, diversas entidades de trabalhadores e empregadores intensificam articulações nos bastidores do Congresso. Mais detalhes sobre a tramitação podem ser conferidos no portal da Câmara dos Deputados, que reúne o histórico completo da matéria.
No Senado, a expectativa é de que o texto seja submetido à Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário. Caso seja aprovado sem alterações, seguirá para promulgação; se houver mudanças, retornará à Câmara.

Imagem: Internet
Para acompanhar desdobramentos futuros e outras pautas que afetam o país, visite a editoria de Brasil do Minas Informa e fique por dentro das novidades.
Crédito da imagem: Paulo Cesar Magella
















