Para os ADMs, “2020 é o ano das oportunidades”

Para os ADMs, “2020 é o ano das oportunidades”

Spread the love

O “Mercado de trabalho para o Administrador” foi o tema da palestra do segundo dia da Jornada Acadêmica de Administração, evento realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Comunicação e Marketing, para aproximar o estudante do Sistema CFA/CRAs. O assunto foi apresentado pelo administrador, professor e pesquisador Douglas Veit.

Segundo ele, 2020 tem sido um ano desafiador, mas também cheio de oportunidades. “A crise gerada pela pandemia da Covid-19 agitou o mercado e fez o setor avançar muitos anos, fazendo a gente mudar a forma como trabalhamos”, disse. Já no início da palestra, Douglas destacou que o administrador é um profissional completo, pois conhece a organização como um todo. “É um dos poucos cursos que possibilitam isso. Temos, então, grande vantagem se soubermos usar esse diferencial”, explicou.

Citando a frase “As mudanças são tão profundas que, na perspectiva da história da humanidade, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso”, dita por Klaus Schwab, o palestrante voltou a falar do atual momento, alertando para o perigo de ficar parado em tempos de crise. “Isso não é novo, a gente já passou por outras situações semelhantes”, falou. Em seguida, Douglas apresentou um histórico das revoluções industriais que o mundo já enfrentou. A atual, chamada de Revolução 4.0, é muito centrada no uso da tecnologia.

“Temos que enxergá-las como uma oportunidade, pois isso será uma constante. E o mercado de trabalho precisa de profissionais proativos, que respondam com rapidez e agilidade a todas essas transformações. Os proativos estão na frente daqueles que apenas reagem”, alertou o administrador.

Ainda durante a palestra, Douglas mencionou que as transformações vão continuar acontecendo, mas em uma velocidade cada vez maior. A pandemia acabou por acelerar muitas mudanças e, para o futuro, ele acredita que não haverá mais profissão. Segundo o palestrante, o mercado de trabalho avaliará muito mais a competência do que a formação propriamente dita. “Não se contentem apenas com as lições de Taylor ou Fayol. Vão adiante”, sugeriu ele aos mais de 260 estudantes que acompanharam o segundo dia da Jornada.

“Apesar dos desafios, os administradores e os futuros profissionais de administração precisam perceber as coisas boas que estão acontecendo nesta pandemia. O home office, por exemplo, trouxe muito mais qualidade de vida; o ensino a distância tornou-se uma possibilidade viável e que pode atrair muito mais pessoas para o ensino superior. Essas coisas precisam ser mantidas”, afirmou.

Com relação ao futuro, as áreas que estarão em alta são ligadas à administração como Finanças e Gestão de Pessoas. Contudo, para atuar nesse mercado, cinco habilidades são fundamentais: estar antenado aos avanços tecnológicos, pensamento crítico, gestão de pessoas, inteligência emocional e flexibilidade cognitiva.

Por fim, Douglas lembrou que a tecnologia não é meio, mas fim e orientou que todos buscassem usá-la, pois elas vão aumentar a competitividade dos profissionais. “Tudo mudou e mudou exatamente agora. Vocês são o futuro da gestão no Brasil, são vocês que  vão mudar isso. Por isso, vamos nos preparar, pois o mercado nos exige preparação e constante mudança”, aconselhou o palestrante.

Perdeu a palestra do segundo dia? Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra. A Jornada Acadêmica de Administração termina amanhã, 27 de agosto. Serão emitidos certificados de participação para todos que fizerem a solicitação por meio do link, que será divulgado no chat, ao final do evento.

Mais informações clique aqui.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA


Spread the love

Deixe um comentário