Outubro rosa: Um toque de cuidado

Outubro rosa: Um toque de cuidado

Spread the love

O mês de outubro enfatiza através da campanha “outubro rosa” o cuidado feminino para a

prevenção do câncer de mama que é a segunda doença mais comum entre as mulheres no

mundo.  É uma iniciativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde.

O câncer se realizado o diagnosticado precoce através do autoexame e mamografia aumenta a chance de sobrevivência. Nesse sentido o maior obstáculo pode ser a falta do cuidado  feminino. Culturalmente, por gerações, as mulheres assumiram a responsabilidade de cuidarem dos outros, especialmente da família, e por último cuidar de si mesmas. Observamos em nossa prática clínica conflitos internos na tentativa de conciliar suas múltiplas  funções (profissional, esposa, mãe, mulher) ficando o cuidado com sua saúde negligenciado,  com abertura para aflorar sentimentos de culpa e descontentamento com a própria condição  de vida, pois percebe que seu autocuidado se distancia da sua realidade devido suas  múltiplas tarefas,principalmente quando a mesma é a provedora de seu lar. É fundamental sair um pouco da frenética engrenagem de acúmulos de  compromissos, dar uma pausa para se permitir, investir seu precioso tempo no seu  autocuidado: descobrir a origem de determinados sentimentos, buscar conhecer mais o  funcionamento do próprio corpo, compreender as próprias necessidades e preferências, buscar Organizar as tarefas na própria rotina, ou seja, ter tempo de cuidar da saúde física,  mental, emocional e espiritual. Sabia que a maioria dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres? Nesse sentido reforçamos a importância de buscar conhecer mais o nosso próprio corpo. Um outro  desafio do autocuidado é o medo. Realmente é assustador e desconfortável pra nós sabermos  que a taxa de prevalência é altíssima para o câncer de mama. Não realizar o autoexame por medo de descobrir algum nódulo só vai dificultar o diagnóstico precoce e colocar sua v ida em  risco. O autoexame é considerado um autocuidado importantíssimo para proteger a sua

saúde.

Estudos realizados pelo INCA apontam que os principais fatores de risco para o câncer de mama incluem hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, obesidade, além do uso de  anticoncepcionais hormonais. Portanto desenvolver hábitos saudáveis assinalam como fatores de proteção.

Para os leitores desta matéria gostaria de propor algumas reflexões relevantes para seu autocuidado: você é atenciosa para as suas reais necessidades? Pratica seu lazer predileto? A qualidade de seu descanso precisa melhorar? valoriza mais as necessidades dos outros do que  as suas? Adia um enfrentamento de um problema que lhe exige solução? Você sabe do que  gosta e do que não gosta? Está com dificuldades para fazer escolhas? Você acolhe e valoriza  seus sentimentos? Nesse atual momento como está seus exames preventivos? Fica aí o convite para que você desenvolva cada vez mais um “olhar” amoroso, respeitoso e  cuidadoso para si m esma. Cuide bem de você e incentive outras mulheres a se cuidarem também.

Renata Fernanda Dias

Psicóloga Clínica

CRP 04/13463

Contato 31 9.9595-6258

Instagran: @psicorenstadias


Spread the love

Deixe um comentário