Operação de combate ao garimpo ilegal na região termina com 15 pessoas presas

Operação de combate ao garimpo ilegal na região termina com 15 pessoas presas

Spread the love

Uma grande operação foi desencadeada na região na terça-feira, 13/09, pela Polícia Militar de Meio Ambiente em conjunto com o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), Ibama e comando de aviação do estado. O objetivo foi o combate ao garimpo ilegal de ouro nas bacias do rio grande, do São Francisco e Paraopeba compreendendo as cidades de Belo Vale, Moeda, Presidente Bernardes e São João del-Rei. Um helicóptero foi utilizado na operação que contou com mais de 70 pessoas.

De acordo com o sargento Daniel, da Polícia de Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete, 15 pessoas foram pressas e houve a apreensão e destruição de 10 balsas com draga acoplada.  Também foram apreendidas, 258 gramas de ouro, uma balança de precisão e um frasco de mercúrio apreendidos. No momento da abordagem na parte da manhã, alguns garimpeiros conseguiram fugir.

A ocorrência foi encerrada na Polícia Federal em Belo Horizonte sendo aplicado mais de R$ 200 mil reais em multa. O sargento Daniel explicou que o garimpo ilegal causa diversos danos ao meio ambiente e esses impactos se estendem à saúde da população que utiliza os rios como fonte de alimento, trabalho ou lazer, podendo causar grande prejuízo para as comunidades.

Segundo ele, quem pratica essa atividade pode responder por extração ilegal de recursos minerais sem autorização e por usurpação de matéria-prima da União.


Spread the love

Deixe um comentário