Onda vermelha pode aumentar índices de desemprego em Lafaiete

Onda vermelha pode aumentar índices de desemprego em Lafaiete

Spread the love

Um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais Fecomércio-MG e do Sindcomércio apresentam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram o impacto nos empregos em Conselheiro Lafaiete. A comparação dos dados do emprego na cidade, dos anos de 2019 e 2020 mostram que foram perdidas 954 vagas. 

O documento apresenta que entre 2019 e 2020, 954 pessoas perderam o emprego. Com a pandemia, cerca de 2.062 pessoas foram desligadas de seus cargos, apenas no comércio, ao longo do ano e 11.171 contratos de trabalhos foram alterados.

Segundo o Sindcomércio, a perda de vagas só não foi maior pelas providências tomadas pelas empresas a partir das possibilidades criadas pela Medida Provisória 936/2020 que permitiu a redução de jornadas e a suspensão temporária de contratos em razão do coronavírus.

 As medidas previstas propiciaram a realização de 11.171 alterações em contratos de trabalho, contribuindo para evitar milhares de potenciais demissões.

O Sindcomércio que o impacto da crise sobre o comércio de bens e serviços também se destaca mostrando que esses foram os setores afetados de maneira muito grave, respondendo por 94% dos ajustes em contratos de trabalho. Ao apresentar os dados, a entidade voltou a criticar o fechamento do comércio em Conselheiro Lafaiete com o recuo do município a Onda Vermelha do plano Minas Consciente.

Segundo o Sindicato, caso permaneça essa situação as empresas, já atingidas pela crise, não terão opções o que poderá gerar um grande número de demissões. “O Sindcomércio, reitera mais uma vez, a necessidade urgente de se buscar outras formas mais eficientes para o combate ao coronavírus. É imprescindível para se obter resultados e não sacrificar empresas e empregos que o foco passe a ser as aglomerações e pontos de riscos de contágio, onde a fiscalização deve atuar”, diz a entidade em nota.


Spread the love

Deixe um comentário