O que fazer e como tratar o Ronco e Apneia do Sono

O que fazer e como tratar o Ronco e Apneia do Sono

Spread the love

 Uma das condições para o corpo humano se manter saudável é dormir bem, o que por consequência, reflete na qualidade de vida. Grande parte da população mundial convive com problemas relacionados ao sono como o ronco e a apneia que acarretam problemas de saúde e sociais. O ronco é caracterizado pela vibração dos tecidos da garganta em função da turbulência do ar a medida que as vias aéreas se estreitam. Já a síndrome da apneia do sono obstrutiva, causada pela interrupção do ronco, é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores, dificultando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, com várias repetições, tendo como consequência a menor oxigenação do sangue e também hipercapnia causando danos ao organismo.

   Os sintomas mais comuns para quem ronca ou para quem tem apneia são sonolência durante o dia, cansaço ( mesmo após dormir à noite, o que não significa ter uma boa qualidade de sono), irritabilidade, ganho de peso, insônia e dores de cabeça ao acordar.

   O cirurgião dentista especialista em Odontologia do Sono atua em conjunto com a Medicina do Sono. Normalmente, o médico faz o exame de Polissonografia para fazer o diagnóstico dos eventos respiratórios ocorridos enquanto o paciente dorme, e, baseado nestes resultados, o Cirurgião Dentista realiza o tratamento dos pacientes portadores de apneia e hipopneia obstrutiva de graus leves e moderados. Em caso de grau severo e apneias de origem central, o tratamento é realizado com aparelho CPAP, que deve ser corretamente instalado e calibrado pelo Médico do Sono.

   O tratamento proposto pelo Cirurgião Dentista é realizado com um aparelho intrabucal, que mantém a mandíbula avançada, esticando os tecidos da garganta e deixando o caminho livre para a entrada de ar. Esse processo evita a ausência de oxigênio no corpo causada pela apneia. Ao mesmo tempo que isso acontece, a boca se fecha, pois os dentes estão sendo apoiados pela estrutura do aparelho e os músculos da região são forçados a permanecer tensos e firmes, evitando o ronco. Desta forma o paciente respira de maneira adequada, o ronco desaparece acabando com o barulho e com os vários malefícios causados pela respiração bucal.

Class Odontologia Estética

Responsável Técnico Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

CRO MG 40.252

Rua Coronel Albino 202 Centro

Contato 4114- 1196 (Fixo e WhatsApp)


Spread the love

Deixe um comentário