O que é e o que precisamos saber sobre Harmonização Orofacial

O que é e o que precisamos saber sobre Harmonização Orofacial

   A Harmonização Orofacial é indicada para melhorar a aparência do rosto através de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos como a correção da linha do sorriso, o contorno da boca, nariz, queixo, região malar, entre outros.

   É importante dizer que antes de realizar qualquer procedimento é feita uma avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias, além de analisar as principais queixas do paciente. Assim, com todas essas informações, o cirurgião dentista consegue propor um plano de tratamento individualizado.

   O objetivo da harmonização é trazer o restabelecimento das funções orais, tanto mastigatória como respiratória do paciente. Desta maneira, diminuir as dores de cabeça e na articulação da mandíbula, corrigir assimetrias e melhorar as proporções faciais.

   Porém, o que me deixa extremamente preocupado com a utilização dessa técnica maravilhosa, é a tentativa de encontrar a beleza e a perfeição facial a qualquer preço. Hoje se criou um padrão de beleza facial exagerado e perigoso. É necessário se observar as verdadeiras indicações e tentar aliar a estética às necessidades funcionais. Por exemplo, a toxina botulínica é muito utilizada para corrigir pequenas assimetrias, mas também pode ser utilizada nos tratamentos de bruxismo (ranger ou apertar os dentes), no tratamento de dores orofaciais e problemas de disfunção da ATM ( Articulação Têmporo Mandibular) e também, pode ser utilizada como uma técnica complementar ou substitutiva às cirurgias plásticas periodontal, que reduzem a gengiva que recobre a coroa dos dentes. Isso é possível porque a toxina inibe a ação do músculo que faz o movimento de levantar o lábio superior, assim não expondo tanto a gengiva.

Outro exemplo importante é a Bichectomia, que consiste na retirada das bolas de gordura presentes nas bochechas, chamadas de bolas de Bichat. Existem indicações adequadas para que seja feita esta cirurgia, mas infelizmente, muitas dessas cirurgias são feitas sem indicação clínica nenhuma. São realizadas apenas pelo apelo estético, ignorando os riscos que qualquer cirurgia oferece. A Bichectomia é recomendada em casos onde a bola de gordura é muito volumosa, independente do peso corporal do paciente, e o mesmo morde a bochecha provocando lesões repetitivas e ocasionando dores ao paciente.

   Portanto, podemos observar que, existem diferentes tratamentos para atender às distintas necessidades dos pacientes que buscam a Harmonização Orofacial, e os Cirurgiões Dentistas especializados são extremamente capacitados para isso. É importante ressaltar que todos os procedimentos são seguros, desde que as técnicas sejam respeitadas e o profissional seja habilitado para executar os procedimentos. O profissional deverá orientar o paciente sobre todas as etapas do procedimento, os resultados que poderão ser alcançados, as técnicas utilizadas, bem como os possíveis efeitos colaterais e os riscos envolvidos.

Class Odontologia Estética

Responsável Técnico Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

CRO MG-40.252

Rua Coronel Albino 202 Centro (Próximo ao Hotel Meri)

Contato 4114-1196 (Fixo e WhatsApp)

Deixe um comentário