O impacto da Pandemia na Odontologia

O impacto da Pandemia na Odontologia

Desde de meados de março todos nós estamos sofrendo uma pressão psicológica muito grande e a saúde bucal também sentiu o impacto trazido pela Covid 19. O período longo de quarentena trouxe muito medo e insegurança às pessoas, e mesmo agora, com o retorno gradual das atividades, o medo e a incerteza persistem assombrando as pessoas.

Sabemos que o estresse, o medo, e a preocupação diante de uma ameaça à própria saúde ou à saúde de entes queridos e as mudanças de rotina com o distanciamento social – tais como alterações no padrão de sono, de alimentação, e um possível aumento do consumo de cigarros e bebidas alcoólicas- podem prejudicar a saúde das pessoas, e esses fatores provocam o aumento da incidência de fraturas dentais, doenças periodontais e cáries.

As fraturas dentais, principalmente em dentes tratados endodonticamente com pinos intracanais e próteses fixas, aumentaram mais de 50%. Esse aumento é o reflexo direto das alterações de humor, de sono e do aparecimento das Parafunções (ranger e apertar os dentes) Estes são sintomas provocados pelo estresse e pelo medo generalizado.

Um outro fator que que contribuiu muito para o aumento de caries e doença periodontal, foram as alterações nos hábitos alimentares. As pessoas ficaram confinadas e, consequentemente, acharam no consumo de chocolates, doces, e alimentos ricos em carboidratos, uma válvula de escape. O mesmo aconteceu com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, provocando assim um desequilíbrio e o aparecimento de mais doenças.

É necessário nesse momento, que procuremos o equilíbrio emocional. Que tenhamos fé, que tenhamos uma rotina mais saudável, procurando não descuidar da alimentação. Manter o cuidado com o corpo e com a higiene pessoal e, quando necessário, procurar seu Cirurgião Dentista, seu Médico, seu Psicólogo porque nesse momento precisamos preservar nossa saúde e a saúde dos nossos familiares.

Class Odontologia Estética

Responsável Técnico Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

Rua Coronel Albino 202 Centro (Próximo ao Hotel Meri)

Contato 4114-1196 (Fixo e Whatsapp)

Deixe um comentário