O desafio de ser criança

O desafio de ser criança

Todos nós fomos criança um dia. Você já parou pra pensar como foi ser criança? Não quero dizer sobre viver a infância, mas sim sobre como se sentia: suas emoções, seus pensamentos, compreensão dos fatos e acontecimentos, sobre que o mundo era pra você na sua época e quando começou a ter consciência das coisas.

Como foi a experiência de ser criança? Como você viveu quanto criança no seu tempo? Cada um de nós teremos uma história ou experiência diferente, pois somos seres únicos e com experiências únicas, ainda que passemos pelos mesmos eventos.

Analisando os tempos, a evolução contemporânea e o mundo atual, todos nós conhecemos nossos desafios e nossas “guerras”. Seria possível, da altura do posto que ocupamos como adultos, termos uma compreensão dos desafios de ser criança nos dias atuais? Acredito que sim! Basta nos colocarmos no lugar de uma criança, considerando o contexto do mundo atual. Como estão as crianças de hoje para o nosso mundo, para a economia, para a mídia, para a educação, para o conhecimento e para o desenvolvimento intelectual?

Vivemos uma época em que as crianças estão sendo vítimas de um mercado explorador que, associado à uma mídia influenciadora, sequestra a infância. O valor do resgate é se submeter à  manipulação na fase de desenvolvimento para, quando se tornar adulto, receber títulos de consumista, ansioso, imediatista e desequilibrado emocionalmente, que farão parte de uma geração portadora de diversas psicopatologias.

Nosso tempo nos remete à uma reflexão sobre os desafios vividos na infância para se tornar adulto nos dias atuais. Hoje as crianças têm muito mais acesso aos bens materiais e, na mesma proporção, é necessário que haja acesso à informação, ao afeto e às relações sociais e familiares. O melhor presente para as crianças é aquele que vem embalado com valores, princípios, obrigações e deveres, que as prepara para serem  pessoas adultas na essência humana.

“O Homem que a criança se tornará terá traços de sua infância. Assim sendo, a educação recebida é de suma importância para o desenvolvimento. A disciplina é fator de constituição do homem enquanto ser social e cultural.” Fonte:https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/teoria-de-desenvolvimento-de-sigmund-freud/42372

Termino este assunto fazendo menção ao  provérbio bíblico:

“Provérbios 22:6 kja – Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”

Saudações,

Leandro de Paula.

Psicanalista

Graduado em Gestão Ambiental

Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho

Whatsapp (31) 9.8282 8267

Instagram: @espacodpessoas; @leandro.psicanalista

Deixe um comentário