Estado se mantém como o segundo maior exportador do Brasil, com crescimento impulsionado por minério, café e produtos industriais.
Minas Gerais encerrou o primeiro semestre de 2025 com um volume expressivo de US$ 21,5 bilhões em exportações, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29/07) pelo Governo do Estado. O resultado representa um aumento de 2,7% em relação ao mesmo período de 2024 e posiciona Minas como o segundo maior exportador do Brasil, atrás apenas de São Paulo.
O desempenho positivo foi impulsionado por três pilares econômicos: o setor extrativista mineral (principalmente minério de ferro), o agronegócio, com destaque para o café, e o crescimento das exportações de insulina e outros produtos farmacêuticos. A diversificação de destinos também se acentuou: o estado exportou para 154 países, liderados pela China (37,9%), Estados Unidos (12,4%), e Alemanha (3,4%).
A balança comercial mineira registrou superávit de US$ 12,9 bilhões, demonstrando a força produtiva e logística do estado no cenário nacional. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a tendência é de que o segundo semestre mantenha o ritmo, com a expectativa de novos acordos bilaterais e incentivo a missões comerciais.
Para especialistas, os números refletem o acerto da política de atração de investimentos, além do fortalecimento de cadeias produtivas internas. “Minas está consolidando seu papel como potência exportadora brasileira, com foco em valor agregado e inovação”, disse o economista Carlos Pimenta, da UFMG.
















