MG tem 11% mais crimes contra idosos em 2022 que no mesmo período do ano passado

MG tem 11% mais crimes contra idosos em 2022 que no mesmo período do ano passado

Spread the love

Os crimes cometidos contra os idosos apresentaram uma alta de 11% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mostram que, no período de quatro meses, Minas Gerais contabilizou 31.415 registros de crimes cometidos contra idosos. Uma média de 263 crimes por dia. No mesmo período do ano passado foram contabilizadas 28.266 ocorrências desse tipo.

A importância da denúncia e orientações em relação aos crimes cometidos contra os idosos é ressaltada nesta semana, quando foi lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho. A data foi instituída em 2006 pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Apesar disso, os crimes cometidos contra os idosos ainda são recorrentes.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública informou que, atualmente, os crimes mais comuns contra pessoas da terceira idade no estado são furto, estelionato e ameaça.

A delegada Renata Ribeiro explica que os registros contabilizados podem ser ainda maiores, devido à situação de vulnerabilidade de alguns idosos.

    “Muitos não têm condições físicas até para sair de casa e fazer uma denúncia, então os números podem ser maiores e devem existir idosos que sofrem essa violência, mas que não conseguem denunciar ou não sabem que são vítimas de violência”, diz.

A delegada ainda reforça que os idosos ou familiares podem denunciar os crimes.

“Mesmo que sejam canais de denúncia anônima como o disque 100 ou 180 é sempre importante denunciar. Além disso, quem sabe que um idoso está sendo vítima de violência física ou psicológica precisar ajudá-lo a buscar ajuda”, alerta.

Outro caminho para denúncia são os CREAS, os Centro de Referência de Assistência Social de cada cidade. O Coordenador dos Direitos para Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Marques, orienta que o órgão presta apoio às vítimas e também realiza fiscalizações.

“O Centro faz essa atualização direta com as famílias, atendendo a demanda e buscando solucionar um atendimento específico para cada caso, entendendo o que houve. E, a partir disso, quando há uma violação mais grave é encaminhado para o Ministério Público”, conta.

Além disso, desde o ano passado, a Polícia Civil de Minas Gerais conta com uma cartilha com orientações sobre os principais crimes cometidos contra os idosos. Entre eles estão violência física, abuso psicológico, negligência, abandono e abuso Financeiro. O material está disponível no site policiacivil.mg.gov.br.

Fonte Agência Minas


Spread the love

Deixe um comentário