No sábado, dia 29 de maio, ao retornar de uma ocorrência, a viatura do corpo de bombeiros foi alcançada por um homem de 47 anos, pedindo ajuda, no bairro Santa Matilde. De acordo com informações dos militares , ele estava com uma criança, de aproximadamente dois anos que estava andando pela rua, aparentemente perdida. Ao conversar com a menina, constatou-se que ela atravessou a passarela sobre a BR-040 e estava transitando pelo bairro na noite do último sábado, 29 de maio.
A garotinha foi levada até o corpo de bombeiros, na tentativa de localizar os familiares. Enquanto isso, viaturas transitaram pelos bairros Santa Maria, Santa Matilde e Paulo VI para encontrar algum parente e sua residência. Uma adolescente de 17 anos se apresentou como mãe da menina, acompanhada de uma mulher de 57 anos, avó. A mãe relatou que estava em casa e descuidou-se da criança pensando que a mesma estava em um quarto.
Uma equipe do Conselho Tutelar foi acionada e responsabilizou-se pelos trâmites legais, visitando a casa da família para averiguar as condições de moradia da menina. Uma equipe da polícia militar acompanhou os trabalhos.