Março Azul-Marinho: campanha alerta para prevenção ao câncer colorretal

Março Azul-Marinho: campanha alerta para prevenção ao câncer colorretal

Spread the love

O mês de março é marcado com a campanha de conscientização do câncer colorretal. No Brasil, mais de 40 mil brasileiros são acometidos com a doença por ano. O câncer colorretal é o terceiro tipo mais frequente tanto em homens quanto em mulheres. É o tumor mais prevalente do aparelho digestivo. Um em cada 10 tumores diagnosticados é de origem colorretal.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de dois terços dos tumores de intestino grosso se instalam no cólon, enquanto um terço tem origem no reto. Muitas vezes a doença acontece de forma silenciosa e é diagnosticada em casos mais avançados. Por isso é importante estar atento aos sintomas como:

    sangue nas fezes;

    alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);

    dor ou desconforto abdominal;

    fraqueza e anemia;

    perda de peso sem causa aparente.

    alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)

    massa (tumoração) abdominal

Esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento específico.

Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias.

Diagnóstico

O diagnóstico requer biópsia (exame de pequeno pedaço de tecido retirado da lesão suspeita). A retirada da amostra é feita por meio de aparelho introduzido pelo reto (endoscópio).

 Prevenção

O INCA recomenda que a prevenção ocorra com a manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável. Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.

Além disso deve-se evitar o consumo de carnes processadas (por exemplo salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, peito de peru, salame) e limitar o consumo de carnes vermelhas em até 500 gramas de carne cozida por semana.

Não fumar, não se expor ao tabagismo e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também são medidas preventivas.


Spread the love

Deixe um comentário