Mais de 150 congonhenses que fumam possuem doenças respiratórias, alerta Saúde

Mais de 150 congonhenses que fumam possuem doenças respiratórias, alerta Saúde

Spread the love

Em Congonhas, mais de 150 pessoas que fumam possuem doenças respiratórias, tais como asma e enfisema pulmonar. Elas recebem assistência e acompanhamento para impedir o agravamento de seus quadros clínicos e para melhoria da sua qualidade de vida. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde que promove ações durante todo ano para combater a prática do tabagismo que traz também outros grandes males para a saúde das pessoas.

A doença que leva ao maior número de mortes entre os usuários do tabaco é o câncer de pulmão. Mas os fumantes podem desenvolver câncer de lábio, boca e faringe, cânceres de esôfago, de laringe, de estômago, bronquite crônica e enfisema pulmonar. Doenças cardíacas e renais também se fazem presentes entre os tabagistas.

De acordo OMS (Organização Mundial da Saúde), que instituiu 31 de maio, como o Dia Mundial Sem Tabaco, 8 milhões de pessoas morrem por ano devido aos impactos do fumo. Estima-se que em todo o planeta, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% têm acesso às ferramentas que podem ajudá-los a fazer isso.

Em Congonhas, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem quer largar o cigarro com base no Programa Nacional de Controle ao Tabagismo. Saiba como ter acesso:

  • Procure uma UBS e manifeste seu desejo de parar de formar;
  • Você será encaminhado para atendimento multiprofissional capacitado para dar suporte a quem quer parar de fumar com serviços de atendimento psicológico, farmacêutico, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico e médico;
  • Você poderá desfrutar também da auriculoterapia, uma Prática Integrativa Complementar de grande valia;
  • Medicamentos específicos que sejam necessários, serão oferecidos gratuitamente.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabagismo aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de boca. Cerca de 70% das pessoas diagnosticadas com essa doença são fumantes.

Em virtude disto, foi promovido o dia D de Prevenção contra o Câncer de Boca em Congonhas que aconteceu em 20 de maio. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal no município, Dra. Priscilla Cristine, mais de 300 pessoas foram examinadas e os casos suspeitos de câncer foram encaminhados para o serviço especializado.

Por Reinaldo Silva


Spread the love

Deixe um comentário