Home / ECONOMIA / Lavagem de dinheiro do PCC exposta por varredura nos EUA

Lavagem de dinheiro do PCC exposta por varredura nos EUA

Advertisements
Advertisements

Lavagem de dinheiro do PCC exposta por varredura nos EUA

Lavagem de dinheiro do PCC foi o que agentes do Homeland Security Investigations (HSI) descobriram ao analisar o celular do brasileiro Ygor Fokin Saviolli, detido em outubro de 2023 no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale. A perícia digital revelou comprovantes de transferências, vídeos e mensagens que embasam suspeitas de um esquema que teria movimentado R$ 10 bilhões para o Primeiro Comando da Capital.

Lavagem de dinheiro do PCC exposta por varredura nos EUA

O material coletado nos Estados Unidos foi compartilhado com a Polícia Federal (PF) e serviu de base para a Operação Exchange, deflagrada nesta sexta-feira (3). A ação cumpre 13 mandados de busca e 11 de prisão temporária em São Paulo, Santos, Praia Grande e Santana de Parnaíba, além do sequestro judicial de bens, valores e criptoativos que somam até R$ 10,4 bilhões.

Advertisements
Advertisements

Segundo a PF, Fokin dividia a liderança financeira do esquema com Victor Henrique de Oliveira Shimada, foragido, sancionado pelo Tesouro dos EUA por suspeita de lavagem de ativos ligados ao PCC. Ambos teriam usado as empresas Victory Trading Intermediação de Negócios e Hi Quality Importação Comércio e Distribuição para dissimular recursos provenientes do tráfico de drogas.

A análise do celular exibiu conversas cifradas — “iPhone” era código para entorpecentes — e registros de câmbio, coleta de dinheiro em espécie, investimento em criptoativos e logística internacional de drogas, sobretudo haxixe. A PF aponta que operadores financeiros, contadores e laranjas formavam uma rede estruturada para escoar os valores ilícitos.

Entre os alvos presos está Stella Stefanie Nunes, suspeita de atuar no transporte de numerário em espécie e também sancionada pelos EUA. Outros investigados, como Paulo Roberto Macedo (“Urso”) e Gabriel Innocente, teriam funções específicas na movimentação de grandes quantias e na intermediação de vendas de drogas.

A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio de propriedades e criptoativos dos investigados para recuperar o montante desviado. As defesas dos citados não haviam se manifestado até o fechamento desta edição.

Para acompanhar mais desdobramentos sobre grandes operações policiais, acesse nossa editoria de Brasil e fique informado.

Crédito da imagem: Racide/iStock

Advertisements
Advertisements