Para finalizar o mês dedicado ao enfrentamento à violência contra o idoso, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), realizou no Salão Nobre da Câmara Municipal, na última terça-feira (28), um fórum de discussão para tratar sobre o tema.
Durante o evento foram discutidas questões como os impactos da saúde mental e física da pessoa idosa no contexto pós pandemia, violência financeira e as formas de identificação e prevenção de práticas abusivas contra a pessoa idosa, abandono afetivo, violações de direitos e responsabilidade familiar – o papel da política de assistência social.
De acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, atualmente em Congonhas, 14,5% da população é idosa. Dentre eles, 58,9% tem idades entre 60 e 69 anos, 26,5% entre 70 e 79 anos, 11,3% entre 80 e 89 anos e 2,3% tem idade de 90 ou mais. Os dados ainda apontam que pelo ao menos 400 idosos em situação de vulnerabilidade são beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que foi implementado na lei orgânica da Assistência Social.
Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas






