As Hepatites Virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no Mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.
A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C, frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção, isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e a necessidade de transplante do órgão.
As formas de prevenção contra hepatites B e C: evite contato direto com sangue, não compartilhe materiais como seringas, agulhas, escova de dentes, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear, alicate de cutícula, todo material para tatuagens, piercings e manicure devem ser individual ou esterilizado; use camisinha sempre, as gestantes também precisam fazer o teste no pré natal.
Em 2023 foram apurados 15 casos de hepatites virais sendo 53% em indivíduos do Sexo masculino e 47% do Sexo Feminino, desde casos 12 foram de Hepatite C e 3 de Hepatite B.
De 2012 até a presente dada foram notificados 257 casos.
A prevenção é o melhor caminho procure sua unidade de saúde e faça o teste.