Juiz de Fora lidera competitividade em Minas e sobe 70 posições
Juiz de Fora lidera competitividade em Minas e sobe 70 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo avaliou 418 cidades com mais de 80 mil habitantes e colocou o município na 58ª colocação nacional, quinta posição em Minas Gerais e 39ª no Sudeste.
Juiz de Fora lidera competitividade em Minas e sobe 70 posições
O levantamento do CLP — acessível no site da entidade Centro de Liderança Pública — mede 65 indicadores divididos em 13 pilares. Juiz de Fora apresentou avanço expressivo em funcionamento da máquina pública, figurando como a 3ª melhor do Brasil e a 1ª de Minas Gerais nesse quesito.
Entre os destaques, o relatório aponta melhorias nos serviços de acesso à saúde, saneamento básico e inovação e dinamismo econômico. O salto de 70 posições em relação à edição anterior reflete políticas de eficiência administrativa e investimentos em infraestrutura essencial.
Especialistas ouvidos pela coluna avaliam que o resultado cria um cenário favorável para novos negócios. “A gestão eficiente aumenta a confiança de investidores e impulsiona projetos de mobilidade, educação e tecnologia”, resume o economista Rodrigo Bastos.
Apesar do desempenho, lideranças locais alertam que ainda há desafios, sobretudo na retomada de projetos estruturantes, como o ramal turístico Rio–Minas. Empresários e políticos defendem a formação de uma força-tarefa para pressionar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pela inauguração do trem, prometida para junho, após investimento de R$ 36 milhões.
Na esfera cultural, o fim de semana foi marcado pela festa Paul’s Place Remember, que reviveu o lendário bar dos anos 1990 comandado por Paul Almeida. Realizado no Vila Clube, o evento reuniu gerações ao som do DJ Marquinhos Vovô, do Samba do Galo e da banda Rock Celebration, reforçando a vocação da cidade para o entretenimento.
Imagem: Cesar Romero
Também ganharam visibilidade o casamento de Maria Eduarda Grázzia e Matheus Guido, na Serra de Ibitipoca, e a abertura em esquema soft open do restaurante Coco Bambu, no Independência Shopping, cuja especialidade em frutos do mar promete movimentar o setor gastronômico local.
Com a consolidação como cidade competitiva, Juiz de Fora se posiciona para atrair investimentos, estimular o turismo e fortalecer a economia regional. A expectativa agora é de que o poder público mantenha o ritmo de reformas e entregue obras aguardadas pela população.
Quer acompanhar outras notícias sobre economia e desenvolvimento regional? Acesse nossa editoria Brasil e continue bem informado.
Crédito da imagem: Cesar Romero















