Inscrições abertas para polos da  Universidade Federal de Ouro Preto – vagas também para Conselheiro Lafaiete

Inscrições abertas para polos da Universidade Federal de Ouro Preto – vagas também para Conselheiro Lafaiete

Spread the love

A Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, lançou edital para novos cursos em MG. São ofertadas 480 vagas para Geografia (Licenciatura), Matemática (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura), distribuídas em sete polos em Minas Gerais. As inscrições poderão ser realizadas entre 10 e 19 de abril, pela página Vestibular/UFOP. As aulas terão início em agosto de 2023. Acesse o edital.

Serão aceitas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições aplicadas entre 2009 e 2022.

O resultado será publicado no dia 26 de abril. Veja o cronograma completo.

Geografia (Licenciatura)

Alterosa – MG30
Bom Despacho – MG30
Cambuí – MG35
Conselheiro Lafaiete – MG35
João Monlevade – MG30

Matemática (Licenciatura)

Alterosa – MG30
Bom Despacho – MG30
Cambuí – MG30
João Monlevade – MG35
Sabará – MG35

Pedagogia (Licenciatura)

Alterosa – MG30
Bom Despacho – MG30
João Monlevade – MG30
Sabará – MG40
Salinas – MG30


RESERVA DE VAGAS – As vagas reservadas são contabilizadas por curso e polo de apoio presencial da seguinte forma:

  • 50% das vagas são reservadas de acordo com a Lei de Cotas, para pessoas que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas;
  • no mínimo 20% das vagas são reservadas aos professores e demais profissionais atuantes na educação básica sem curso de nível superior ou sem formação em nível superior na área em que atuam;
  • uma vaga é reservada para pessoa com deficiência(s), independentemente da renda familiar e da trajetória escolar no nível médio.

LEI DE COTAS – Os candidatos às reservas da Lei de Cotas precisam ter comprovação de realização integral do ensino médio em escola(s) pública(s) — ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pela rede municipal, estadual ou federal de ensino ou certificação do Enem, do Encceja ou do CESEC.

As demais escolas da rede particular de ensino, as escolas filantrópicas, comunitárias e as escolas do Sistema S não são caracterizadas como escolas públicas. Portanto, os candidatos que tenham estudado nessas instituições vão poder se inscrever somente para as vagas de ampla concorrência.

Os candidatos às reservas de vagas da modalidade de renda precisam comprovar renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O período de comprovação refere-se aos meses de  janeiro, fevereiro e março de 2023.
 
O edital estabelece os procedimentos de verificação da renda e relaciona os documentos comprobatórios. Leia mais sobre a Lei de Cotas.


Spread the love

Deixe um comentário