Home / ECONOMIA / Ibovespa recua 0,3% na semana e fecha aos 145,3 mil

Ibovespa recua 0,3% na semana e fecha aos 145,3 mil

Advertisements
Advertisements

Ibovespa recua 0,3% na semana e fecha aos 145,3 mil

Ibovespa recua 0,3% na semana e fecha aos 145,3 mil pontos após um pregão de sexta-feira praticamente estável, em que o bom desempenho dos bancos compensou a pressão das ações da Vale.

Ibovespa recua 0,3% na semana e fecha aos 145,3 mil

O principal índice da B3 terminou a sessão com leve alta de 0,1%, a 145.446,66 pontos. Na mínima do dia, o indicador tocou 145.145,81 pontos; na máxima, 146.234,55 pontos. Mesmo assim, acumulou perda semanal de 0,29%.

Advertisements
Advertisements

Segundo o analista Gabriel Mollo, da Daycoval Corretora, a queda de gigantes como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) foi decisiva para o recuo semanal, já que as duas companhias representam fatia expressiva da carteira teórica do índice.

Pressão de commodities e alívio bancário

A Vale cedeu 1,92%, acompanhando a queda de 1,74% dos contratos futuros de minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China. Já Petrobras recuou 0,34%, mesmo com o petróleo Brent avançando 1,02% no exterior.

Do lado positivo, o setor financeiro sustentou parte do índice. Santander Brasil (SANB11) subiu 2,31% após anunciar programa de recompra de units. Itaú Unibanco (ITUB4) ganhou 0,49%, Bradesco (BBDC4) avançou 0,51% e Banco do Brasil (BBAS3) fechou em alta de 1,47%. A B3 (B3 ON) também reagiu, com ganho de 2,08% depois de cinco quedas seguidas.

Braskem despenca e destaques fora do índice

A maior baixa do dia foi Braskem (BRKM5), que afundou 14,81% ao anunciar a contratação de consultores para avaliar alternativas de capital. O UBS BB rebaixou a recomendação dos papéis para neutra e reduziu o preço-alvo de R$ 15 para R$ 10.

Fora do Ibovespa, Ambipar (AMBP3) disparou 18% após conseguir proteção contra credores e anunciar mudanças na diretoria financeira. Azul (AZUL4) saltou 17,14% depois que a Gol confirmou o fim das negociações sobre possível fusão; Gol (GOLL4) avançou 5,31%.

Cenário externo e agendas

Nos Estados Unidos, o S&P 500 subiu 0,59%, o Dow Jones ganhou 0,66% e o Nasdaq avançou 0,44%. O Departamento do Comércio divulgou que o índice de preços PCE subiu 0,3% em agosto, em linha com as expectativas de mercado, reforçando a cautela sobre o ritmo de juros norte-americanos, conforme destacou reportagem da Reuters.

O pregão brasileiro também foi influenciado pela expectativa de encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na próxima semana, depois de rápida conversa nos bastidores da Assembleia-Geral da ONU.

Para acompanhar outras análises de mercado e notícias econômicas, visite nossa editoria Brasil e fique por dentro dos próximos movimentos do Ibovespa.

Crédito da imagem: Pexels

Advertisements
Advertisements