Guará Atlético: 110 anos do quarto maior artilheiro
Guará Atlético completaria 110 anos neste domingo (4/1). Mesmo falecido em 19 de novembro de 1978, Guaracy Januzzi, o “Perigo Louro”, segue reverenciado pela torcida do Atlético-MG como o quarto maior goleador do clube, com 168 gols em cerca de 200 partidas entre 1933 e 1941.
Guará Atlético: 110 anos do quarto maior artilheiro
Nascido em Ubá, Zona da Mata mineira, em 4 de janeiro de 1916, Guará chegou ao time principal ainda adolescente e rapidamente conquistou o status de principal jogador da equipe. Entre 17 e 25 anos, período em que vestiu a camisa alvinegra, colecionou conquistas importantes: o título do Campeonato Brasileiro de 1937 (denominado Taça Brasil na época) e os Campeonatos Mineiros de 1936, 1938 e 1939.
A veia artilheira o colocou no topo das estatísticas do Clássico Mineiro contra o Cruzeiro. Em 1939, durante um desses duelos, o atacante sofreu forte cabeçada na nuca, desmaiou em campo e precisou de atendimento emergencial. Recuperado, não voltou ao mesmo nível e, no ano seguinte, transferiu-se ao Flamengo, onde permaneceu apenas seis meses antes de atuar pelo Siderúrgica e encerrar a carreira em 1941.
Mesmo com carreira curta, o legado permanece. Segundo levantamento da Confederação Brasileira de Futebol, que lista os maiores artilheiros dos principais clubes do país, Guará integra um seleto grupo de ídolos eternos do Galo (CBF).
Após pendurar as chuteiras, o ex-jogador foi funcionário da Câmara Municipal de Belo Horizonte e dono de uma casa lotérica no centro da capital mineira, até sua morte aos 62 anos.

Imagem: Divulgação
No ranking histórico alvinegro, Guará só é superado por Reinaldo (255 gols), Dario (211) e Mário de Castro (195). O top 10 inclui ainda Lucas Miranda, Said, Guilherme Alves, Hulk, Ubaldo e Marques.
Para saber mais sobre outras personalidades do esporte mineiro, confira nossa editoria de Brasil e mantenha-se atualizado.
Crédito da imagem: Divulgação/Atlético















