Após três dias de paralisação e negociações intensas, a greve dos trabalhadores do transporte coletivo em Conselheiro Lafaiete foi oficialmente encerrada nesta quarta-feira (30). O acordo foi selado durante uma audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com participação da empresa Viação Umuarama e do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Sintrocol).
O impasse principal envolvia o valor do vale-alimentação, que agora foi ajustado em comum acordo entre as partes. O reajuste salarial de 6%, que era outra reivindicação dos trabalhadores, já havia sido definido anteriormente.
Com o entendimento firmado, a empresa se comprometeu a realizar o retorno gradual da frota de ônibus às ruas, garantindo a normalização do serviço de transporte público nos próximos dias. A greve impactou milhares de usuários e provocou atrasos, superlotação e dificuldade de deslocamento, especialmente nos horários de pico.
Durante o período de paralisação, uma decisão judicial havia determinado a circulação de pelo menos 60% da frota, por se tratar de um serviço essencial. A categoria vinha operando com cerca de 30% dos veículos antes da decisão da Justiça do Trabalho.
“O acordo representa uma vitória do diálogo e do equilíbrio entre as partes. Nosso objetivo sempre foi garantir os direitos dos trabalhadores sem prejudicar ainda mais a população”, destacou um representante do Sintrocol.
A Viação Umuarama também se manifestou, afirmando que a negociação foi positiva para restabelecer a normalidade e que seguirá comprometida com a prestação de um serviço seguro e eficiente à população.
















