Gilberto Silva: último campeão mundial do Atlético
Gilberto Silva: último campeão mundial do Atlético foi o responsável por levar, em 2002, o nome do clube mineiro à lista dos vencedores da Copa do Mundo, feito que apenas dois atletas alvinegros alcançaram na história.
Gilberto Silva: último campeão mundial do Atlético
Volante de forte marcação e leitura de jogo, Gilberto Silva chegou ao Atlético em 2000, após se destacar no América. A primeira passagem teve 95 partidas, interrompidas por fratura na tíbia, mas o auge viria em 2001, quando o time de Levir Culpi bateu na trave do Brasileirão. O desempenho rendeu a convocação de Luiz Felipe Scolari em novembro daquele ano.
Às vésperas do Mundial da FIFA no Japão e na Coreia do Sul, a lesão do titular Emerson abriu caminho para o mineiro de Lagoa da Prata. Com a camisa 8, ele foi titular nos sete jogos da campanha do pentacampeonato, dando sustentação a estrelas como Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo.
A conquista projetou o então atleta do Galo no cenário internacional. Em 26 de julho de 2002, o clube confirmou a venda de 80% de seus direitos ao Arsenal por US$ 7 milhões (cerca de R$ 21 milhões à época). À imprensa, Alexandre Kalil, presidente do Conselho Deliberativo, explicou que o valor seria usado para quitar dívidas e salários atrasados, num período de forte crise financeira.
Trajetória na Europa e retorno ao Galo
No Arsenal, o “Muro Invisível” disputou 244 partidas entre 2002 e 2008, marcou 24 gols e levantou a Premier League 2003/04, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas. Também foi vice da Champions League em 2006. Depois, vestiu as cores de Panathinaikos e Grêmio, antes de voltar ao Atlético em 2013 já como zagueiro. Essa segunda passagem rendeu mais um Campeonato Mineiro e, principalmente, a inédita Copa Libertadores para o clube.
Em declarações de 2002, o jogador ressaltou o “respeito mútuo” com a Massa e agradeceu pela oportunidade de evoluir em Belo Horizonte. O grito do seu nome no Mineirão lotado segue na memória de torcedores e do próprio atleta.

Imagem: Paulo Pinto
Gilberto Silva permanece como o último campeão mundial atuando pelo Atlético — marca que sublinha a importância da formação de talentos em Minas Gerais e o papel decisivo do volante na história recente do futebol brasileiro.
Para saber como outros mineiros vêm se destacando no esporte nacional, confira nossas últimas notícias do futebol brasileiro e continue acompanhando a editoria.
Crédito da imagem: Paulo Pinto/AE















