Flávio Bolsonaro é oficializado; PSD fecha chapa Caiado
Flávio Bolsonaro é oficializado neste sábado (25) como candidato do PL à Presidência da República, abrindo um fim de semana decisivo no calendário das convenções partidárias para as eleições de 2026.
Flávio Bolsonaro é oficializado; PSD fecha chapa Caiado
O Partido Liberal reúne-se em São Paulo para homologar a candidatura de Flávio Bolsonaro e oficializar seus nomes para governos estaduais, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas. A legenda ainda negocia o vice na chapa e a formação das coligações, mas já confirmou a presença do presidente argentino Javier Milei no evento.
No mesmo sábado, o Partido dos Trabalhadores realiza convenção estadual em Campinas (SP) para sacramentar Fernando Haddad ao governo paulista, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A convenção nacional do PT, que ratificará a tentativa de reeleição de Lula, ocorrerá em 2 de agosto.
Já no domingo (26), o PSD promove sua convenção nacional na capital paulista. O partido de Gilberto Kassab lançará o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência, tendo o próprio Kassab como candidato a vice.
A agenda continua na segunda-feira (27), quando o Novo, em Brasília, oficializa o governador mineiro Romeu Zema. Em 1º de agosto, o Missão escolherá Renan Santos para cabeça de chapa e Aroldo Medina como vice, também em São Paulo.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, partidos e federações têm até 5 de agosto para concluir convenções. O registro das candidaturas deve ser enviado pelo sistema CANDex até as 19h de 15 de agosto. A propaganda de rua começa no dia seguinte, 16 de agosto. O primeiro turno será em 4 de outubro; eventual segundo turno, em 25 de outubro.

Imagem: Maria Carolina Abe
Regras constitucionais de elegibilidade permanecem: nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, domicílio eleitoral e filiação partidária. A idade mínima varia de 21 anos para deputado a 35 anos para presidente. Nas eleições proporcionais, as chapas precisam respeitar a cota de gênero de 30% a 70% para cada sexo.
As atas das federações devem ser enviadas de forma unificada ao TSE; reuniões virtuais são aceitas se previstas no estatuto há, pelo menos, 180 dias.
Quer acompanhar todas as movimentações rumo às urnas? Visite a editoria Brasil e fique por dentro dos próximos passos dos candidatos.
Crédito da imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil















