Festival de Bandas marca as comemorações do aniversario da cidade

Festival de Bandas marca as comemorações do aniversario da cidade

Em comemoração aos 232 anos de Conselheiro Lafaiete foi realizado na Praça Tiradentes, no domingo, 18/09, o 38º Festival de Bandas.
A programação teve início com o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Estado e do Município na Prefeitura, com a participação do Prefeito Mário Marcus, o Secretário de Cultura de Geraldo Lafayette e o Maestro Wolney.
O Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo “bandão”, formado pela união das agremiações musicais presentes, que também apresentaram a música Capitão Caçula.
Em seguida fizeram um desfile e iniciaram-se as apresentações individuais no palco montado na Praça Tiradentes. Participaram do festival 12 bandas das cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco, Monsenhor Izidro – distrito de Itaverava, Pitangui, São João Del Rey e Mariana.
O Prefeito Mário Marcus destacou a comemoração dos 232 anos de emancipação política do município levando aos presentes uma mensagem de otimismo sobre a cidade que tem celebrado muitas conquistas. Falou sobre a importância do tradicional Festival de Bandas, reconhecido como Patrimônio Cultural do município junto ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), ressaltando os valores culturais da cidade.
Na oportunidade foram homenageados os músicos Armilar Ferreira e Geraldo Miranda (in memorian).
Para o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette essa é uma maneira de manter viva a tradição das bandas e parte importante da história da música na cidade e também uma forma de levar arte, cultura e lazer aos moradores e visitantes da cidade.
As comemorações de aniversário iniciaram-se na sexta-feira, 16/09, com a entrega do restauro da Casa de Cultura Gabriela Mendonça, mais um patrimônio histórico recuperado no munícipio e reaberto ao o público.

Deixe um comentário