Home / ECONOMIA / EUA impõem sanções ao presidente cubano Díaz-Canel

EUA impõem sanções ao presidente cubano Díaz-Canel

Advertisements
Advertisements

EUA impõem sanções ao presidente cubano Díaz-Canel

EUA impõem sanções ao presidente cubano Miguel Díaz-Canel e a outras nove pessoas e entidades ligadas ao governo de Havana, segundo dados publicados nesta quinta-feira (4) pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

EUA impõem sanções ao presidente cubano Díaz-Canel

O pacote anunciado inclui restrições a quatro indivíduos adicionais e a cinco organizações, entre elas o Ministério das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba. As penalidades bloqueiam eventuais bens sob jurisdição norte-americana e proíbem transações financeiras com cidadãos ou empresas dos EUA.

Advertisements
Advertisements

Díaz-Canel, 66 anos, preside Cuba desde 2018, quando sucedeu Raúl Castro, irmão do ex-líder Fidel Castro. As novas sanções reforçam a estratégia de Washington de pressionar a liderança comunista da ilha, classificada pelo presidente Donald Trump como “nação falida” que “precisa ser bem administrada”.

No mês passado, o governo norte-americano já havia punido 11 autoridades cubanas, entre elas o ministro das Comunicações, comandantes militares e dirigentes da principal agência de inteligência. Também acusou Raúl Castro de envolvimento na derrubada de aviões de exilados em 1996.

A administração cubana não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário. Analistas apontam que a ampliação das sanções pode afetar ainda mais a economia local, já fragilizada pela escassez de divisas e pelo impacto de décadas de embargo.

Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, as medidas entram em vigor imediatamente e poderão ser ampliadas caso Havana não atenda às exigências de reformas democráticas e respeito aos direitos humanos.

Para acompanhar outras atualizações sobre política internacional e seus impactos, visite nossa seção completa em Minas Informa e mantenha-se bem informado.

Crédito da imagem: Reuters/Norlys Perez

Advertisements
Advertisements