Home / ECONOMIA / Estádio Defensores del Chaco: palco da final da Sul-Americana 2025

Estádio Defensores del Chaco: palco da final da Sul-Americana 2025

Advertisements
Advertisements

Estádio Defensores del Chaco: palco da final da Sul-Americana 2025

Estádio Defensores del Chaco: palco da final da Sul-Americana 2025 recebe Atlético-MG e Lanús neste sábado (22), às 17h, mas carrega um passado que atravessa a história do futebol paraguaio e de uma guerra em território também brasileiro.

Estádio Defensores del Chaco: palco da final da Sul-Americana 2025

Inaugurado em 1917 como Puerto Sajonia, o principal estádio do Paraguai foi erguido em área doada pelo governo para incentivar o futebol no país. O nome mudou para Estadio Uruguay em 1925, homenagem ao ouro uruguaio nas Olimpíadas de 1924. A calmaria, porém, durou pouco.

Advertisements
Advertisements

Entre 1932 e 1935, a Guerra do Chaco transformou o gramado em quartel militar. Paraguaios e bolivianos disputavam a região do Chaco Boreal, rica em petróleo que se estendia, inclusive, a porções do território brasileiro. O estádio virou ponto de recrutamento de soldados e prisão de combatentes bolivianos. O conflito terminou deixando cerca de 90 mil mortos e as arquibancadas em ruínas.

A reconstrução levou quatro anos. Em 15 de agosto de 1939, o herói de guerra José Félix Estigarribia inaugurou o novo campo durante amistoso entre Paraguai e Argentina, no mesmo dia em que assumiu a presidência do país. Três décadas depois, em 1972, o local foi rebatizado como Defensores del Chaco, celebrando aqueles que lutaram no conflito.

Hoje, o caldeirão de Assunção exibe as cores da bandeira paraguaia nas arquibancadas e painéis externos que narram desde a doação do terreno até as batalhas do século XX. Modernizado, o estádio está pronto para receber mais um capítulo histórico.

Final entre Atlético-MG e Lanús põe taça em jogo

Atlético Mineiro busca o primeiro título internacional de sua história, além do segundo troféu na temporada. Do outro lado, o Lanús almeja repetir 2013, quando venceu a Ponte Preta e conquistou a Sul-Americana. A decisão começa às 17h (horário de Brasília) com transmissão de SBT, ESPN e Disney+. Expectativa de casa cheia e clima de caldeirão no bairro Sajonia.

Nesta arena moldada por guerra e reconstrução, quem erguer a taça inscreverá seu nome ao lado dos verdadeiros Defensores que dão vida ao estádio.

Quer saber mais histórias que ligam esporte e cultura? Visite a nossa editoria Brasil e acompanhe as novidades.

Crédito da imagem: Reprodução

Advertisements
Advertisements