O mês de junho deste ano trouxe de volta a alegria da tradição cultural e convivência social nas unidades de ensino de Congonhas. As escolas da rede pública municipal de ensino realizaram as tradicionais festas juninas, em dois fins de semana consecutivos, no início do mês, com grande mobilização da comunidade escolar, famílias e comunidade do entorno das unidades, após de dois anos de ausência por causa da pandemia.
Os familiares puderam acompanhar os alunos e, ao mesmo tempo, se deliciaram com as guloseimas típicas das festas juninas, que foram produzidas e disponibilizadas nas escolas. As medidas de biossegurança foram mantidas durante a realização dos encontros, como aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos e uso de máscaras faciais, muito embora se reconhece a dificuldade de crianças muito pequenas utilizarem corretamente o equipamento.
O secretário de educação, Rodrigo Mendes e parte de sua equipe, visitou várias destas unidades em suas festividades e pode acompanhar a alegria da comunidade com as festividades, bem como o empenho e dedicação de todos os envolvidos na realização dos festejos juninos que ocorreram em dois sábados (04 e 11 de junho). “Não foi possível estar em todas as escolas porque são muitas e o tempo foi curto. Mas, em cada unidade que estivemos, percebemos que um tema diferente foi abordado com os alunos, as ornamentações estavam lindas, juntamente com o colorido das roupas tradicionais que deram o tom da confraternização e harmonia entre escola e comunidade. Estamos muito felizes com este retorno das atividades junto a população de toda a cidade e deixo os meus parabéns para as famílias e servidores”, enalteceu Rodrigo.
Ao todo foram 29 unidades que realizaram as atividades juninas que aproximam todo o município da produção escolar. Congonhas possui mais de 7 mil alunos atendidos pela rede pública municipal de ensino.
Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Arquivos 2022 – Secretaria de Educação