Quero te convidar a uma reflexão: como você vê a vida? Existem várias opiniões e pontos de vista a respeito, mas uma coisa é certa: a vida nos traz oportunidades de criar, fazer, desfazer, aprender, ensinar e ser alguém.
E o que fazemos com as oportunidades que chegam até nós? Às vezes nos entristecemos porque algo não aconteceu como esperávamos. É preciso entender que, em uma competição, os competidores estão focados na linha de chegada. Nós chegamos a essa vida que nos oferece inúmeras oportunidades e, dentre estas muitas que temos, uma é igual para todos: a oportunidade de plantar, cultivar. Vamos chamar a vida de terreno. Algumas pessoas vivem em um terreno plano, outros em terreno íngreme, com desnível, mas, afinal, todos nós estamos no terreno da vida e temos a oportunidade de plantar alguma coisa.
O que você tem plantando e semeado nesse terreno? Não podemos esquecer que a vida é uma terra fértil e o que plantamos poderá dar muitos frutos que ficarão para nossa geração.
Portanto, seja seletivo no plantio da vida, cultive boas sementes, não permita que as tempestades, pragas e adversidades te impeçam de cultivar a vida. Plante o que puder, do jeito que puder, no tempo que puder e, desde que sejam boas sementes, você e sua geração colherão frutos de qualidade.
“Quem observa o vento não semeará, e o que olha para as nuvens não colherá.” Eclesiastes 11:4
“E não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo certo faremos a colheita, se não desanimarmos.” Gálatas 6:9
Até breve.
Paz e bem!
Saudações,
Leandro de Paula.
Psicanalista
Graduado em Gestão Ambiental
Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho
Whatsapp (31) 9.8282 8267
Instagram: @espacodpessoas; @leandro.psicanalista