Dica da Terapeuta Ocupacional: Como montar uma rotina nesse período de isolamento social

Dica da Terapeuta Ocupacional: Como montar uma rotina nesse período de isolamento social

Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interferem no desenvolvimento e na independência dos indivíduos em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. A Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde. Sendo assim em momentos de crise, epidemias, pandemias esse é o profissional que está apto a auxiliar na estruturação de sua rotina, principalmente para as crianças.

Para que possamos passar bem por esse período de isolamento que estendeu muito mais que esperávamos, é preciso cuidado com a nossa saúde mental e das crianças é de suma importância seguirmos uma rotina, para nos direcionar e seguirmos de forma planejada, não nos perdendo e frustrando no final de cada dia.

Darei algumas dica de como montar sua rotina e das crianças:

  1. Estabelecer um horário para acordar;
  2. Levante, arrumem a cama, troquem de roupa e juntos prepare o café da manhã.
  3. Permite-se sentar e tomar seu café junto com as pessoas que estão isoladas com vc.
  4. Agora vocês podem se divertir juntos ( um jogo, brincadeira: pular amarelinha, esconde esconde, joga da forca, pega vareta, massinha de modelar, pecinhas, colorir e desenhar)
  5. Relaxem vendo um filme, uma série, desenho.
  6. Hora do almoço, preparem juntos (nem que as crianças auxiliem apenas em colocar e tirar a mesa).
  7. Descansem (máximo 60 minutos)
  8. Façam uma atividade que busque a rotina escolar (muitas escolas estão disponibilizando materiais online para as crianças não perderem o ritmo)
  9. Hora do banho
  10. Lanche em família
  11. Brincar para relaxar e se conhecerem (jogos de tabuleiro, adivinhação, batata quente, “casinha”, deixe a criança escolher algo também, resgate uma brincadeira da sua infância mamãe e papai)
  12. Descanso coletivo (cada um escolhe o que fazer)
  13. Minutos na TV, celular ou tablet (limite esse tempo 60 minutos no máximo e saibam o que seus filhos assistem)
  14. Jantar
  15. Relaxar para preparar para dormir (música, leitura de livro, bate papo)
  16. Hora de dormir (desligue TV, som, celular, computador).

Vamos montando a rotina conforme o perfil de cada família.

Se durante o período de isolamento social tiver dificuldade na ocupação do tempo (por exemplo, dificuldades em planejar o quê, como, onde e quando fazer, em concentrar-se nas tarefas e atividades diárias, em organizar e manter a rotina diária, em prover cuidados de outrem, em realizar atividades de diversão e lazer,  entre outras dificuldades) consulte um(a) terapeuta ocupacional.

Fabiana Rodrigues

Terapeuta Ocupacional Pediátrica

31 989313616

@fabianaterapeutainfantil

fmcr2983@gmail.com

Deixe uma resposta