No dia 7 de abril, comemoramos o Dia do Jornalista, um profissional responsável por analisar e comunicar os acontecimentos do mundo por meio de notícias, desempenhando um papel fundamental na sociedade.
A data foi instituída em 1931, em honra à memória do médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos no ano anterior. Líbero Badaró defendia a liberdade de imprensa e mantinha um jornal de oposição ao império.
Em tempos de disseminação de notícias falsas, as famosas “fake news” o trabalho dos jornalistas torna-se primordial na busca pela verdade e na difusão da informação de qualidade.
O enfrentamento das forças que atuam para assolar a profissão requer a união de todos: jornalistas, professores e estudantes, instituições da sociedade civil e movimentos sociais. Também é imprescindível o apoio de legisladores, dos governos em todas as suas instâncias, do Ministério Público e do Judiciário.
Existem diversas formas para você habilitar-se em jornalismo:
1 – O curso superior de Jornalismo possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de 4 anos. É possível cursar esta graduação nas modalidades presencial e a distância.
2 – Concluir o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
3 – Concluir o curso e Certificação de WebJornalista.
“O diploma é fundamental para a qualidade do jornalismo, para a formação do jornalista e para a defesa da nossa profissão” ✊
Texto produzido pela jornalista com formação em JORNALISMO e registro de jornalista.🎓🎓
Rafaela Faria