Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Dia D do Saeb mobiliza escolas de Minas Gerais

Dia D do Saeb mobiliza escolas de Minas Gerais

Advertisements
Advertisements

Dia D do Saeb mobiliza escolas de Minas Gerais

Dia D do Saeb mobiliza escolas de Minas Gerais marca, nesta terça-feira (7/10), a reta final de preparação da rede estadual para a mais importante avaliação da educação básica no país.

Dia D do Saeb mobiliza escolas de Minas Gerais

Organizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a mobilização integra o cronograma do Documento Orientador do Saeb 2025. Desde setembro, professores, estudantes e famílias participam de uma série de etapas que simulam uma corrida: Largada, Primeira Volta, Pit Stop, Chegada e Pódio.

Advertisements
Advertisements

O secretário de Educação, Rossieli Soares, destacou que o engajamento coletivo impacta diretamente o aprendizado em português e matemática, além de garantir recursos federais atrelados aos indicadores de desempenho.

Ações de incentivo nas escolas

Durante o Dia D, cada unidade de ensino promoveu atividades de acolhimento, valorização e descontração. Em Belo Horizonte, a Escola Estadual Pedro II ofereceu merenda especial, apresentação da banda escolar e conversas com famílias. Para a aluna Laura Barbosa, de 17 anos, o momento funcionou como um “pit stop” que renovou a motivação da turma.

As ações também envolveram rodas de conversa, gincanas e entrega de certificados, reforçando o sentimento de pertencimento. Segundo a servidora e mãe de estudante Sandra Borges, o contato direto entre escola e responsáveis é essencial para alinhar estratégias e aumentar a participação no Saeb.

Importância do Saeb

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Sistema de Avaliação da Educação Básica serve de base para o cálculo do Ideb e orienta políticas públicas em todo o país. Ao transformar o Dia D em momento de celebração e foco, Minas Gerais busca melhorar seus resultados e aproximar-se do topo do ranking nacional.

No encerramento do Dia D, equipes pedagógicas ajustaram metas e reforçaram estratégias para a aplicação oficial das provas, prevista ainda para este semestre.

Quer saber mais sobre iniciativas educacionais que fazem a diferença? Visite nossa editoria Brasil e acompanhe as próximas coberturas.

Crédito da imagem: SEE-MG / Divulgação

Advertisements
Advertisements