Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Deam em Januária é inaugurada pela Polícia Civil de MG

Deam em Januária é inaugurada pela Polícia Civil de MG

Advertisements
Advertisements

Deam em Januária é inaugurada pela Polícia Civil de MG

Deam em Januária é inaugurada pela Polícia Civil de MG nesta sexta-feira (3/10), depois de ampla revitalização que modernizou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e fortalece o combate à violência de gênero no Norte mineiro.

Deam em Januária é inaugurada pela Polícia Civil de MG

Situada na Avenida São Francisco, 106, Centro de Januária, a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) foi repensada para oferecer acolhimento humanizado. O projeto incluiu a criação de uma sala de depoimento especial, onde vítimas prestam informações em ambiente reservado, e uma brinquedoteca destinada a crianças e adolescentes que acompanham as mulheres durante os procedimentos policiais.

Advertisements
Advertisements

A titular da unidade, delegada Natália Moura, destacou que o espaço físico é apenas parte do avanço. “Nosso objetivo é receber cada mulher com respeito, proteção e oportunidades para reconstruir a vida livre de violência”, afirmou.

A entrega integra o programa PCMG por Elas, iniciativa que expande ações de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher em todo o estado. O investimento faz parte do projeto estratégico Sedes Novas, que prevê a construção e reforma de delegacias, financiado por emendas parlamentares estaduais, recursos do Governo de Minas Gerais e apoio da Prefeitura de Januária.

Durante a solenidade, a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, descreveu a obra como “um compromisso concreto com a proteção de mulheres e meninas”. Já o delegado regional Luiz Bernardo frisou que o novo ambiente deve acelerar a apuração de ocorrências e aumentar a responsabilização dos agressores. A avaliação foi reforçada pelo chefe do 11º Departamento, delegado-geral Jurandir Rodrigues, que vê a Deam como “peça-chave para fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero”.

A cerimônia reuniu representantes do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de autoridades locais e regionais da segurança pública. Todos ressaltaram que a inauguração consolida mais um passo na ampliação da rede de proteção às mulheres no estado.

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos, denúncias de violência doméstica aumentam quando há unidades especializadas e preparadas para receber vítimas. A expectativa é de que a nova Deam potencialize registros e coíba casos na região de Januária.

Com instalações modernas, segurança reforçada e equipe capacitada, a Delegacia Especializada se posiciona como referência no Norte de Minas Gerais, oferecendo atendimento humanizado e contribuindo para a efetividade da Lei Maria da Penha.

Quer saber mais sobre ações de segurança pública em Minas? Visite nossa editoria Brasil e acompanhe atualizações diárias.

Crédito da imagem: PCMG / Divulgação

Advertisements
Advertisements