Cuidados no verão x Alimentação

Cuidados no verão x Alimentação

Verão, a estação mais esperada pelos brasileiros, estação alegre, despojada, a mais quente de todas. Por isso precisa de alguns cuidados ESPECIAIS e prevenções, principalmente com a nossa saúde.

Pele no verão: descubra quais são os cuidados necessários com o calor |  Máxima proteção não custa caro | G1

Uma alimentação mais equilibrada durante esses meses mais quentes do ano é de extrema importância, pois previne dos efeitos indesejáveis da estação como: a Desidratação (mais comum), manchas na pele, febre dentre outros.

Porque tanto cuidado? Porque nesse período o corpo perde mais água e sais minerais, ficando muitas vezes mais desgastado, o que requer mais cuidados e observações.

Dicas importantes: ingerir mais frutas, verduras e legumes, porquê aumenta e ajuda na regulação de todo metabolismo, por conter nutrientes essenciais e fundamentais.

Aumentar o consumo de líquidos como água, água de coco, sucos de frutas naturais, smoothie de frutas.

Alimentos ricos em gorduras devem ser evitados, assim como alimentos ricos em sal e açúcar, principalmente os industrializados.

Sobre os cuidados com o consumo de água, os ideais são no mínimo dois litros ao dia. Existe um cálculo que podemos fazer por peso para saber quanto cada pessoa deve tomar. Mas o importante é se hidratar neste verão, e não deixar de tomar água. Uma dica para quem não tem o hábito de tomar água, é tomar à água de forma fracionada, ou seja, em garrafinhas ou vários copos durante o dia, estimular uma meta ex: 10 copos de 200 ml correspondem a 2 litros de água ou é fazer água saborizadas com frutas (morango, limão, laranja e melancia) o que altera no paladar, além de ajudar no sistema digestório, ex para 1 garrafinha de 500ml + 2 rodelas de laranja ou 1 de limão (mas a QUANTIDADE de frutas dependerá do gosto e paladar individual).

Importante saber: a água de coco é rica em vitamina C e possui capacidade antioxidante. Além disso, contém também muitas vitaminas e sais minerais por isso é uma boa opção para hidratação neste verão.

Não podemos esquecer das crianças e dos idosos, eles também precisam de cuidados ainda maiores. As crianças devem evitar o consumo de alimentos industrializados, assim como chocolate, chips e refrigerantes e aumentar o consumo de água, sucos naturais, frutas e verduras. Já que no verão ocorre muito a desidratação em crianças devido à grande exposição ao sol. Assim como os pequenos, os idosos também devem aumentar o consumo de água devido à desidratação. A alimentação deve ser balanceada contendo todos micro e macro nutrientes essenciais para manter-se saudável e disposto durante todo o verão.

Sobre os exercícios expostos ao sol ou caminhada, o uso do protetor solar e a garrafinha de água não devem ser esquecidos. O consumo de água deve ser priorizado, sempre. Assim como uma alimentação rica em diversos frutas e verduras. O pós treino também é importante, não se deve comer ou beber qualquer alimento depois de um treino desgastante, o ideal é avaliar a necessidade metabólicas individualmente para saber o que consumir no pré e pós treinos.

O papel do NUTRICIONISTA no verão é muito importante, pois analisa, auxilia, ensina, avalia, estuda, previne dentro da realidade de cada paciente para que o tratamento seja eficaz e com resultados positivos dentro da realidade de cada um, sem exigir, manipular, impor situações que o mesmo não poderá cumprir acarretando prejuízo a sua saúde.

Previna-se, sua saúde é sua maior riqueza.

Dúvidas, procure um NUTRICIONISTA.

At

Ingrid Lopes Kelmer

NUTRICIONISTA funcional

Instagram @ingridlopeskelmernutri

Contato,31 987461388

Deixe uma resposta