Copasa abre diálogo com prefeitos para universalização
Copasa abre diálogo com prefeitos para universalização na manhã desta terça-feira (27/01), em Belo Horizonte, ao iniciar uma série de reuniões que deve envolver representantes dos 636 municípios atendidos pela companhia até o fim de fevereiro.
Copasa abre diálogo com prefeitos para universalização
A presidente Marília Carvalho de Melo recebeu os primeiros gestores municipais na sede da empresa para detalhar investimentos, discutir segurança jurídica e apresentar os próximos passos do processo de desestatização. O objetivo central é garantir que as metas de universalização de água e esgoto sejam cumpridas até 2033, conforme estabelece o Novo Marco Legal do Saneamento.
Segundo Marília, a universalização do saneamento só será alcançada com “parceria sólida entre a Copasa e os titulares dos serviços”. Ela ressaltou que a atual gestão aposta em transparência e planejamento conjunto para transformar os avanços da empresa em serviços de excelência para a população mineira.
Durante os encontros, a Copasa detalha como a desestatização e o ambiente regulatório podem agilizar obras e melhorias operacionais. A companhia promete contratos mais robustos, com metas claras de investimento e maior previsibilidade técnica, oferecendo segurança jurídica às prefeituras.
A pauta inclui ainda o impacto social e ambiental do saneamento. O cronograma de reuniões prevê apresentação da manutenção da tarifa social para famílias de baixa renda, repasses a políticas municipais, proteção de mananciais e programas de educação ambiental, reforçando o compromisso da Copasa com o desenvolvimento regional.

Imagem: Internet
Com essa agenda de diálogo permanente, a empresa busca alinhar expectativas e fortalecer o vínculo com as administrações locais. A Copasa afirma que a transição societária e o aprimoramento dos contratos resultarão em mais desenvolvimento econômico, saúde pública e qualidade de vida em todas as regiões do Estado.
Para acompanhar mais notícias sobre infraestrutura e políticas públicas em Minas, visite nossa editoria Brasil e siga informado sobre os próximos passos da universalização.
Crédito da imagem: Divulgação Copasa















