Contratações do Cruzeiro viram ‘mico’, avaliam jornalistas
Contratações do Cruzeiro viram ‘mico’, avaliam jornalistas foi a conclusão unânime do programa Seleção SporTV desta sexta-feira (26/12). No estúdio, Ana Thaís Matos, Alexandre Lozetti, André Rizek e Paulo Nunes colocaram as chegadas de Gabigol e Dudu na prateleira das maiores decepções do futebol brasileiro em 2024, citando rendimento abaixo do esperado e decisões da diretoria comandada por Pedro Lourenço.
Contratações do Cruzeiro viram ‘mico’, avaliam jornalistas
Ana Thaís abriu a discussão classificando Dudu como “decepção” pela curta passagem e Gabi pelo desempenho irregular. Lozetti rebaixou ambas as transferências ao nível “mico” e direcionou a crítica à SAF: “O problema é mais de quem contratou do que dos jogadores”, disse, ao citar a evolução de Lourenço como gestor, mas ressaltando falhas no começo da temporada.
Rizek reforçou o coro ao destacar números que contrastam com o investimento: Gabigol disputou 49 partidas, mas somou apenas 13 gols, enquanto Kaio Jorge, por exemplo, marcou 26 em 46 jogos. “Quando você traz o grande nome do futebol brasileiro para perder pênalti decisivo na semifinal da Copa do Brasil, vira mico”, sentenciou o apresentador.
Paulo Nunes lembrou que o atacante já não mantinha regularidade há duas temporadas pelo Flamengo e apontou alto risco na aposta. Lozetti completou: “Esta passagem no Cruzeiro é um mico, mas não apaga a carreira do jogador. Ele ainda pode reverter o cenário sob comando de Tite”.
Dudu, que rescindiu contrato mediante multa de cerca de R$ 15 milhões depois de reclamações públicas, recebeu avaliação ainda mais negativa. Após a saída precoce da Toca da Raposa, o atacante se transferiu ao rival Atlético, fez 26 jogos, quatro gols e quatro assistências, mas deixou para trás, em Belo Horizonte, 17 partidas e somente dois gols.
Gabigol, por sua vez, manteve postura considerada profissional, apesar da reserva. Com vínculo até 2028, o clube negocia um possível empréstimo ao Santos, discussão que deve definir o futuro do camisa 9 nas próximas semanas, segundo os comentaristas e informações do portal ge.globo.com.

Imagem: Alexandre Guzanshe
A análise final do quarteto apontou que as contratações do Cruzeiro escancararam a necessidade de processos mais criteriosos na SAF e deixaram a torcida em dúvida sobre o planejamento para 2025.
Para entender como outras decisões de clubes brasileiros impactam a temporada, confira também nossas reportagens na editoria BRASIL e continue acompanhando as atualizações.
Crédito da imagem: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press















