Congonhas se mobiliza para a campanha de imunização contra gripe 2022

Congonhas se mobiliza para a campanha de imunização contra gripe 2022

Spread the love

A campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que causa a gripe, neste ano será entre 4 de abril e 3 de junho, segundo nota do Ministério da Saúde. Neste ano, a vacinação ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira entre 4 de abril e 5 de maio. A prioridade, neste caso, será para pessoas com mais de 60 anos, além de trabalhadores da área de saúde. A segunda etapa acontece a partir de 3 de maio. Nesta fase, a vacinação será aberta para os demais integrantes dos públicos-alvo. Já o Dia “D”, marcado com grande mobilização nacional para incentivo a pessoas tomarem a dose do imunizante, está agendado para 30 de abril.

Congonhas ainda não recebeu as doses para o início da vacinação conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e aguarda os lotes para definir a melhor estratégia. De acordo com o setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, as equipes já se preparam para vacinação contra Influenza, paralelamente às outras campanhas de imunização, como a da Covid-19 e as obrigatórias infantis, por exemplo.

Neste ano, a meta governo federal é de vacinar 90% de todos os grupos aptos a tomar a dose do imunizante. Serão entregues pelo Instituto Butantan, cerca de, 80 milhões de doses, que serão distribuídas a todos os entes da federação.

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s e devem tomar a dose as pessoas que fazem parte dos grupos:

Idosos com mais de 60 anos;

Professores do ensino básico e superior;

Trabalhadores de saúde de serviços públicos e privados;

Pessoas com deficiência permanente;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;

Gestantes;

Puérperas (mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias);

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

Indígenas;

Adolescentes e jovens de até 21 anos sob medidas socioeducativas;

Profissionais das forças armadas;

Funcionários do sistema prisional;

População privada de liberdade.


Spread the love

Deixe um comentário