Congonhas – CAPS-AD recebe visita de alunos interessados em cursar Psicologia

Congonhas – CAPS-AD recebe visita de alunos interessados em cursar Psicologia

Spread the love

No último dia 14 de dezembro, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas de Congonhas (CAPs-AD), recebeu alunos do ensino médio do Colégio Piedade.

A psicóloga do colégio, Alessandra Barbosa, agendou a visita após alguns alunos demonstrarem interesse em cursar psicologia. Os estudantes participaram de uma roda de conversa, acompanhados pela psicóloga do CAPs, Carolina Pavan.

Durante o bate papo, os alunos observaram de perto, como funciona o serviço de acolhimento e o atendimento prestado na unidade, além de conhecer um pouco mais sobre a história da Saúde Mental no Brasil. “O surgimento dos Centros de Atenção Psicossocial, veio da necessidade de substituirmos o antigo e retrógrado modelo manicomial”, relata Carolina.

A unidade de Congonhas conta com profissionais na área de assistência social, terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria, enfermagem, farmácia e fisioterapia. Através de acompanhamentos individuais, em grupos e atendimento à familiares, o maior objetivo do CAPs é poder reabilitar os pacientes com os transtornos mentais graves e/ou dependência química, reinserindo-os no convívio social e principalmente familiar.

Para encerrar a visita, a terapeuta ocupacional Carolina Panzera, apresentou toda a estrutura física do setor, os profissionais e a rotina dos serviços oferecidos para os estudantes, que se sentiram ainda mais motivos e esclarecidos.

Precisa de Ajuda?

O serviço do CAPs AD é oferecido pelo SUS de forma totalmente gratuita e acolhe cidadãos em situação de crise, incluindo aqueles com risco de suicídio. A unidade de Congonhas também atende os municípios de São Brás do Suaçuí, Jeceaba, Entre Rios de Minas e Desterro de Entre Rios.

Para iniciar o tratamento, basta ir ao CAPS AD munido de documento de identidade, comprovante de endereço e cartão do SUS. Não é necessário encaminhamento, mas de preferência a pessoa interessada deve ir com acompanhante.

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta-feira – 7h às 19h

Telefone: 31 – 3731-2412

Texto: Monalisa Gomes – Secretaria de Saúde

Fotos: Secretaria de Saúde


Spread the love

Deixe um comentário