Caro (a) leitor (a),
Quero deixar algumas dicas muito importantes a respeito da escolha profissional. Em determinado momento de nossa vida, temos que tomar uma decisão: qual profissão seguir? Começa, então, um monte de perguntas: Quanto ganha tal profissional? Quem faz o que? Quando? Onde? Como? É fácil conseguir emprego em tal área?
Uma das causas do sofrimento psíquico no trabalho está relacionado à escolha profissional. Priorizamos o “quanto ganha” e a facilidade de conseguir emprego e nos frustramos profissionalmente.
Convido você a observar alguns pontos importantes na sua escolha profissional.
Comece a analisar em qual disciplina escolar você tem mais afinidade.
Em que área profissional a disciplina que você tem mais afinidade se enquadra? Humanas, exatas…. etc.
Sabendo a área que você mais se identifica, qual a necessidade dela na vida das pessoas? Como esta área é aplicada na sociedade?
Feito esta análise, podemos então ter uma diretriz para a escolha da profissão.
Lembrando que a escolha profissional não é para toda a vida, vivemos num mundo que está em constantes mudanças econômicas, sociais e culturais e em algum momento pode ser necessário mudarmos de direção.
Outra importância é focar no autoconhecimento, quais são suas habilidades, o que você gosta de fazer. Defina suas qualidades, assim se tornará um profissional que sente prazer no que faz.
“Somos consequências de nossas próprias escolhas.” Patrick Leandro
Então, boa escolha e até o próximo assunto!

Leandro de Paula
Graduado em Gestão Ambiental / Técnico de Segurança do Trabalho
Analista comportamental e Palestrante
Whatsapp (31) 9.9646-3825