Compra coletiva de fertilizantes fortalece Vale do Mucuri
Compra coletiva de fertilizantes fortalece Vale do Mucuri ao reunir 28 agricultores familiares de Catuji, que garantiram oito toneladas de adubo a custo reduzido para o plantio da próxima safra.
Compra coletiva de fertilizantes fortalece Vale do Mucuri
Escassez de insumos impulsiona união entre produtores
A falta de adubos no comércio local e os altos preços praticados em Teófilo Otoni motivaram a Emater-MG, a Associação dos Agricultores Familiares de Catuji (Afacat) e a Secretaria Municipal de Agricultura a criarem um regulamento de compras conjuntas. O modelo permitiu acessar novos fornecedores, reduzir o valor do frete e receber o produto no período ideal de plantio.
Economia direta e logística simplificada
Segundo o extensionista da Emater-MG, Júlio César Paixão, o contato direto com diversas fábricas resultou em “melhores condições de preços e transporte”. O cafeicultor Emerson Jardim confirma o impacto positivo: “Eu não estava encontrando adubo. Saiu mais barato e a prefeitura entregou na minha propriedade”.
Resultados já comprovados
Antes dos fertilizantes, o grupo adquiriu 100 toneladas de calcário em maio, distribuídas em até três toneladas por agricultor. O insumo foi aplicado em lavouras de milho, feijão, café, pastagens e fruticultura, elevando a produtividade do solo. Para o secretário municipal de Agricultura, Silvano Pires da Silva, a iniciativa “gera mais renda para o município” e servirá de modelo para futuras ações coletivas.
Com a estratégia, Catuji fortalece a agricultura familiar, garante insumos na hora certa e projeta novas compras conjuntas no início do próximo ano agrícola, consolidando o Vale do Mucuri como polo de cooperação entre produtores.
Imagem: Internet
Quer saber como outras comunidades rurais estão inovando? Acompanhe nossas notícias do Brasil e fique por dentro das soluções que movimentam o campo.
Crédito da imagem: Emater-MG / Divulgação













