Casa dos Sonhos: Biblioteca Comunitária transforma a vida de crianças e adultos em Lamim

Casa dos Sonhos: Biblioteca Comunitária transforma a vida de crianças e adultos em Lamim

Um espaço para o encontro, leitura acolhedora e humanizante: Assim pode-se definir a Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos. Localizado na cidade de Lamim, o espaço literário foi idealizado pela bibliotecária e biblioterapeuta, Ivanilci Henriques Carvalho, conhecida como Nice.

A biblioteca conta com  livros literários para empréstimos gratuitos a toda comunidade,  clubes de contação de histórias para crianças, leitura compartilhada para adolescentes, clube de leitura,  encontro terapêutico para mulheres e também oficina criativa para as crianças. “Estamos ainda com os clubes e oficina no formato virtual por causa da covid-19, mas sei que poderemos pós-pandemia realizar estes encontros presenciais e levar o amor pelos livros a toda comunidade urbana e rural. Temos objetivo de criar um carro biblioteca para poder visitar as comunidades rurais e formar multiplicadores do projeto”, revelou Nice.

Segundo Ivanilci, o encantamento pelos livros surgiu na sua infância com o avô materno. Ele adorava contar fábulas.  Para ela era um momento mágico. Mas o tempo foi passando e este encantamento foi se perdendo, de acordo com Nice: “Posso dizer que até 2019, eu não gostava de ler, mas na graduação em biblioteconomia eu me deparei com a disciplina biblioterapia e eu senti algo leve e prazeroso, não consegui entender de fato o que era, mas era algo muito bom”, conta Nice.

 No início de 2020, veio à pandemia e o isolamento social. Em certo dia, Nice conta, que deparou novamente com a palavra biblioterapia nas mídias, e pensou: “ agora vou descobrir de verdade o que significa esta palavra de encantamento” e foi o divisor de águas em sua vida .

Nice  iniciou a formação em biblioterapia e o amor pelos livros  foi só aumentando.  “Entender que as histórias nos humanizam e que elas cuidam da nossa alma é mágico. As histórias foram cuidando de mim e descobrir que nascemos seres incompletos, que vivemos uma luta para nos completar e que as histórias tem este poder especial de criar vínculos e cuidar do nosso ser humano.”

O encantamento pelos livros, pelas histórias, ressurgiu no coração da idealizadora do projeto com a força total, ela conta que começou  a ler os livros, foi lendo,  estudando e apaixonando. “Os meses foram passando e o meu amor pelos livros foram crescendo, e foi assim que surgiu o primeiro clube de leitura virtual com os adolescentes e toda noite tínhamos um encontro com uma leitura compartilhada”, lembrou Nice.

A  biblioterapia foi contagiando a família  e surgiu a necessidade de levar este prazer pela leitura a todos. Para que a ideia se concretizasse, Nice realizou uma campanha nas redes sociais para a doação de livros literários e conseguiu um total de 1.500 livros. “Foi algo surpreendente e a partir daquele dia  tínhamos o desafio de conseguir um espaço.Os esforços não foram medidos e mesmo sem nenhuma condição financeira e com o pouco que tínhamos no momento, surgiu no final de dezembro de 2020 a  Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos”, finaliza.

A Biblioteca Comunitária Casa dos Sonhos fica na rua São Geraldo, 66, Centro, Lamim – MG.  Mais informações podem ser obtidas pelos Instagram https://www.instagram.com/casa_dos_sonhos_leitura/

Deixe uma resposta