Atleta da Seleção Brasileira de Vôlei palestrou para alunos do programa “Congonhas Mais Saudável”

Atleta da Seleção Brasileira de Vôlei palestrou para alunos do programa “Congonhas Mais Saudável”

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer, Eventos e Turismo (Seculte) recebeu na última semana, no Ginásio Poliesportivo Central, o jogador profissional de vôlei, João Frank. O esportista palestrou para os alunos da Escolas de Esportes – inserida no Programa “Congonhas Mais Saudável” – sobre a importância de ir em busca dos objetivos e como a prática de exercícios físicos faz a diferença no que diz respeito a saúde e qualidade de vida. João cresceu em Congonhas e está inserido no esporte desde os 11 anos. Na cidade dos Profetas ele participou de projetos voltados a prática esportiva. Com a evolução no vôlei, se profissionalizou e atuou em times reconhecidos e atualmente foi convocado para a Seleção Brasileira de Vôlei.

João Frank frisou sobre a necessidade de colocar o esporte como um caminho importante a ser seguido. “O direcionamento é válido para nortear os alunos e fazer com que entendam que é preciso ter persistência e perseverança para realizar todos os sonhos”.  O atleta reforçou ainda a necessidade de ter o esporte na rotina, mesmo que não seja de forma profissional.

O treinador esportivo de vôlei da Seculte, Márcio Silva Reis, afirmou que a palestra do João Frank teve como principal intuito orientar e motivar os alunos para a prática dos esportes. “João teve seus primeiros passos em Congonhas, em nosso projeto, esse exemplo é importante para nossas crianças e adolescentes se espelharem e acreditarem que podem sempre alcançar seus objetivos”.

Desporto em Congonhas

O esporte e lazer possui um imenso poder de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões e gêneros. Seja no futebol de rua, num jogo de vôlei na escola, basquete na praça, pedalando ou até mesmo correndo, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto. A Prefeitura, por meio Plano de Política Municipal de Desporto, em que está inserido o programa “Congonhas Mais Saudável”, incentiva a prática de exercícios físicos para diversas faixas etárias.

Na Escola da Bola, crianças de 6 a 9 anos participam durante todo ano de atividades que contribuem para o desenvolvimento esportivo integral, com visão no pleno desenvolvimento psicomotor e cognitivo, bem como a socialização e a troca de experiências com outras crianças. Em conjunto, a Escola de Esportes abrange um público de meninos e meninas de 10 a 17 anos, durante todo o ano, e oferece escolas de futsal, handebol, voleibol, basquetebol e futebol em núcleos estrategicamente localizados em várias regiões da cidade, com aulas sistematizadas, planejadas para cada faixa etária. O Plano Municipal de Desportos prevê que nessa etapa de treinamento específico nas modalidades esportivas, além do trabalho com minijogos e jogos adaptados, as faixas etárias das turmas são divididas de acordo com a modalidade e a demanda dos núcleos, podendo variar com parâmetros simples de idade ou mesmo pelo grau de especificidade, neste caso, passando pelo nível de iniciação, intermediário, até chegar ao nível de especialização. O objetivo, de acordo com o Plano, é dar o suporte, técnico, tático e físico, além dos desenvolvimentos cognitivo e psicomotor, ao aluno para a iniciação no esporte escolhido. Também há o foco na continuidade no seu desenvolvimento no esporte e sua especialização para a maturidade esportiva, sempre direcionados pra a disciplina, respeito, na contribuição para a educação e socialização entre os participantes.

Mais informações na diretoria de esporte que está localizada no Ginásio Poliesportivo Central ou pelo telefone (31) 3731 – 4374.

Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas / Colaboração: Isadora Rufo – Estagiária – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Foto: Isadora Rufo

Deixe uma resposta