Ataque russo na Ucrânia dispara 574 drones e 40 mísseis
Ataque russo na Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (data local) envolveu o lançamento de 574 drones e 40 mísseis balísticos e de cruzeiro, configurando uma das maiores ofensivas aéreas de 2024, segundo a Força Aérea ucraniana. Os ataques concentraram-se nas regiões oeste, onde se acredita que estejam armazenados grande parte dos equipamentos militares enviados por aliados ocidentais.
Ataque russo na Ucrânia dispara 574 drones e 40 mísseis
De acordo com autoridades locais, pelo menos uma pessoa morreu e outras 15 ficaram feridas. Em Lviv, cidade próxima à fronteira com a Hungria, 26 edifícios residenciais, um jardim de infância e instalações administrativas foram danificados. A Promotoria Regional confirmou que três mísseis russos com munição cluster atingiram a área.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o objetivo foi “empresas do complexo militar-industrial ucraniano”, incluindo supostas fábricas de drones, depósitos de armazenamento e posições de lançamento de mísseis. Moscou nega, porém, atacar civis.
O presidente Volodymyr Zelenskyy criticou duramente a ofensiva, classificando-a como realizada “como se nada estivesse mudando”, num momento em que esforços diplomáticos liderados pelos Estados Unidos ganham força para encerrar a guerra iniciada em fevereiro de 2022.
Nessa mesma semana, o presidente norte-americano Donald Trump recebeu Zelenskyy e líderes europeus em Washington, após ter conversado com Vladimir Putin no Alasca. Nesta quinta, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, promove uma videoconferência com conselheiros de segurança da Europa para discutir garantias de defesa à Ucrânia. Segundo um alto funcionário americano, Kiev exige compromissos militares concretos dos aliados como condição para qualquer acordo de paz.
Do lado russo, o chanceler Sergey Lavrov disse que elaborar garantias sem participação de Moscou é “inútil” e reafirmou que Putin só se reunirá com Zelenskyy quando questões-chave estiverem resolvidas pelos negociadores.
Imagem: Samya Kullab And Illia Novikov
Enquanto isso, Kiev mantém ataques com drones de fabricação própria a infraestruturas dentro da Rússia, atingindo inclusive refinarias de petróleo. O reflexo imediato foi a alta recorde nos preços do atacado de gasolina no mercado russo, segundo a agência Reuters.
No setor privado, o presidente da Câmara de Comércio Americana na Ucrânia, Andy Hunder, revelou que a fábrica de eletrônicos Flex, próximo à fronteira húngara, foi atingida durante o turno da noite, deixando seis funcionários feridos. “A mensagem é clara: a Rússia não busca paz”, afirmou.
Para acompanhar mais análises sobre conflitos e segurança internacional, visite nossa editoria Brasil e Mundo e continue informado.
Crédito da imagem: Globalnews.ca















