Alimentação saudável para um dia na praia

Alimentação saudável para um dia na praia

Sabemos que o momento não está propício para viagens, mas uma visitinha rápida no litoral faz toda diferença, não é mesmo?

Mas todo cuidado ainda se torna pouco, quando falamos de alimentação, principalmente em tempos de covid19.

Quem vai curtir um dia de praia deve estar preparado para tudo, inclusive para comer bem enquanto estiver fora de casa.

 É claro que muitas vezes é irresistível pedir aquelas porções calóricas e prazerosas,

Ou comprar aquele sorvete preferido.

Mas para quem vai passar alguns dias ou temporada na praia é importante saber equilibrar essas escolhas e por isso os lanchinhos que você leva na bolsa podem lhe ajudar a comer melhor, a economizar e não colocar a saúde em risco.

Para lhe ajudar a se organizar, separei algumas sugestões de lanchinhos saudáveis, práticos e fáceis de levar e de preparar para quem vai comer na praia.

Confira:

Sanduíches naturais

Ideais para um dia quente de verão, os sanduíches naturais são um verdadeiro sucesso para comer na praia, afinal são saborosos e fáceis de transportar, além de agradar a maioria. Mas atenção: é importante fazer seu sanduíche apenas com ingredientes que você sabe que podem enfrentar o calor da praia sem deteriorar ou alterar o sabor natural. Faça uma grande variação de receitas com alimentos como:

Pão sírio; Pão de forma integral;

Bisnaguinhas; Pão de batata;

Tomate; Creme de ricota;

Queijo cottage;

Cenoura ralada;

Atum em lata;

Frango desfiado; sabores de pestos (manjericão, berinjela dentre outros)

Mix de frutas desidratadas:

As frutas desidratadas são alternativas saudáveis, saborosas e muito fáceis de levar. Para deixar tudo ainda mais gostoso, prepare um mix de várias frutas ao invés de levar apenas um tipo na sua bolsa.

Boas opções para fazer seu mix são:

Uvas passas;

Damascos desidratados;

Maçã desidratada;

Banana desidratada;

Ameixa seca;

Manga desidratada;

Berries desidratadas.

Frutas com casca

Por que ficar perdendo muito tempo pensando no que levar para comer na praia se a própria natureza já oferece para você algo prático de transportar? Frutas com casca resistente, como a laranja, maçã, mexerica, pera, lichia e outras são super-resistentes à temperatura da praia, além de super saudáveis.

Chips de vegetais

Para quem quer levar algo diferente para a praia, uma boa ideia é preparar no dia anterior alguns chips de vegetais. Basta escolher opções como batata doce, cenoura, batata inglesa, abobrinha, beterraba, mandioca, abóbora e inhame, fatiar bem fininho com a faca ou um processador e levar para assar até desidratar.

Tempere bem com um pouquinho de sal e algumas ervas e coloque em uma tábua para assar no forno (ou coloque em uma air fryer para ficar bem crocante). Depois é só colocar tudo numa vasilha para transporte e saborear essas deliciosas crocancias, saudáveis e saciáveis.

Biscoito de polvilho

O biscoito de polvilho é um clássico das praias brasileiras, então por que resistir a ele na hora de escolher o que comer? Além de delicioso, é leve e agrada a todos, mas cuidado com o excesso de sódio-sal.

Milho cozido

Não consegue resistir ao saboroso milho cozido na orla da praia? E se você pudesse optar por uma versão mais saudável desse alimento para levar na sua bolsa? Basta preparar o milho em casa, picar para colocar em uma vasilha para transporte e temperar com um pouco de sal.

Além de mais saboroso, você ainda evita consumir milhos que podem ter sido preparados em águas contaminadas, o que é absorvido no alimento.

Pipoca temperada com ervas

Mais uma ideia diferente de comida para levar para a praia. Prepare um pouco de pipoca e tempere com uma pitada de sal e ervas secas. Coloque tudo em uma vasilha para transporte e saboreie na praia.

Além de diferente, a pipoca é um alimento super saudável se preparada com pouco óleo e sem adição de sal.

Depois de escolher o que vai levar para comer na praia, lembre-se de colocar tudo na sacola térmica para garantir que os alimentos estarão bem conservados.

Separe também bebidas refrescantes e geladinhas para lhe acompanhar nesse dia de sol como água de coco, sucos naturais, geladinhos.

Dica: Suco de cenoura é ótimo para ajudar na hidratação, proteção da melanina na pele, vale a pena levar em garrafinhas térmicas.

Fica essas dicas para quem pretende sair da rotina e do isolamento por alguns dias.

Prepare a sua saúde para o verão e prevenção dos riscos à saúde em tempos de covid19.

Se cuide, se previne.

Sua saúde agradece!

A Disposição

Ingrid Lopes kelmer

Nutricionista funcional

Deixe uma resposta