A melhor dor é a da mudança.

A melhor dor é a da mudança.

Vivemos em um mundo de dor. Todas as pessoas possuem um sentimento de dor, não existe um sujeito totalmente satisfeito neste mundo. Todos nós temos um desejo de melhorar em algo, mudar ou, transformar alguma coisa, ou seja, estamos sempre insatisfeitos com alguma situação ou condição, isto é, porque somos seres racionais. Devido à essa consciência,  quando temos momentos de prazer e outros de sofrimento pela não realização de desejos, a consequência é a dor.

Toda mudança gera desconforto e incômodo. Tanto nós como o mundo em que vivemos estão em constante mudança, por isso vivenciamos inúmeras insatisfações e daí vêm os sentimentos de dor, seja para conquistar uma meta, alcançar um objetivo ou, até mesmo, a perda ou desapego de algo.

Porque temos, então, estes sentimentos dolorosos? Eles têm um papel importante na nossa trajetória existencial. O que fazemos com nossa dores e como as vivenciamos é fundamental para nossa qualidade de vida. Os momentos críticos de nossa vida são especiais para nosso crescimento, amadurecimento e contribuem para um  desenvolvimento emocional estruturado.

Logo, entendemos que a dor é necessária, ela sempre vai existir e vem acompanhada de duas fases, você escolhe a que mais lhe agradar: a fase do conforto e do desconforto. A fase confortável podemos imaginar como as pessoas que  entendem ser mais prazeroso não encarar os processos de mudanças na vida e estão sempre do mesmo jeito, reclamam vez ou outra mas não querem mudar.

A fase do desconforto é aquela em que você escolhe enfrentar qualquer situação em busca de algo melhor, ainda que seja para amenizar algum sofrimento. Acredito que a dor da mudança é a melhor a ser sentida. É um momento que, apesar de ser difícil, a expectativa de melhorar torna um tempo motivador e nos traz experiências e crescimento. Se a dor existencial é inevitável, escolha a melhor dor, a da mudança.

Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.”

Sigmund Freud.

Até o próximo assunto e boas escolhas!

Saudações.

Leandro de Paula

Psicanalista

Graduado em Gestão Ambiental

Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho

Whatsapp (31) 9.9646-3825

Instagram: @espacodpessoas; @leandro.psicanalista

Deixe um comentário