A busca pelo prazer.

A busca pelo prazer.

Desde que nascemos, vivemos em uma constante busca pelo prazer de saciar ou satisfazer nossos inúmeros desejos. E quando pensamos em desejos, ainda que não imaginemos, eles são diversos e muitos são inconscientes. E quando se fala de prazer é exatamente a satisfação do desejo. Buscamos intensamente, de forma incessante, diversos prazeres amorosos, sentimentais, profissionais, financeiros, enfim, Sucesso em tudo e em todas as coisas.

Diante à necessidade de prazer, devemos compreender duas coisas importantíssimas: o desejo é algo que temos já o prazer, é algo para ser vivido. Se já temos a fonte do prazer, que é o desejo, porque tentar ser  possessivo sobre aquilo que apenas deve ser sentido e vivido?

Quando queremos ter o prazer estamos escolhendo correr atrás do vento, é, então, nasce todo sofrimento humano, ansiedade, egoísmo, cobiça e medos que vão se transformando em doenças, podendo nos conduzir a um caminho de morte.

Somos Seres humanos, precisamos compreender que devemos buscar sentir o  prazer e não tê-lo.

Uma citação bíblica diz:

 “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33.

Outra diz que,  “Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.” Romanos 14:17.

Enquanto estamos sofrendo para ter o prazer, estamos deixando de expressar sentimentos e de conhecer nossos desejos. Esquecemos o que somos quando vamos em busca do que não precisamos.

“O homem enérgico e bem sucedido é aquele que consegue transmutar as fantasias do desejo em realidades.” Sigmund Freud

Saudações.

Leandro de Paula

Psicanalista

Graduado em Gestão Ambiental

Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho

Whatsapp (31) 9.8282 8267

Instagram: @espacodpessoas;@leandro.psicanalista

Deixe um comentário