Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Roubo no Louvre foi obra de ladrões comuns, diz promotora

Roubo no Louvre foi obra de ladrões comuns, diz promotora

Advertisements
Advertisements

Roubo no Louvre foi obra de ladrões comuns, diz promotora

Roubo no Louvre foi praticado por criminosos de pequeno porte, e não por uma quadrilha profissional, confirmou a promotora de Paris, Laure Beccuau, em entrevista à rádio Franceinfo neste domingo.

Suspeitos são moradores da periferia de Paris

Segundo Beccuau, os quatro investigados vivem em Seine-Saint-Denis, região de classe trabalhadora ao norte da capital francesa. Dois homens já tinham antecedentes: um deles, de 37 anos, acumula dez condenações por furto; outro possui duas. Ambos chegaram a ser condenados juntos por um assalto em 2015.

Advertisements
Advertisements

No sábado, uma mulher de 38 anos, companheira do principal suspeito, foi indiciada por cumplicidade em furto organizado e conspiração criminosa. A promotora observou que o perfil do grupo foge ao padrão de crimes de alto nível: “Pessoas sem ligação profunda com o crime organizado avançam rapidamente para delitos extremamente graves”, resumiu.

Joias avaliadas em US$ 102 milhões seguem desaparecidas

O ataque ocorreu em 19 de outubro, quando a quadrilha quebrou uma janela da Galeria Apolo às 9h30 e deixou o local apenas oito minutos depois, levando um tesouro estimado em US$ 102 milhões. Entre as peças subtraídas estão um colar de diamantes e esmeraldas presente de Napoleão a Maria Luísa e a tiara de pérolas e diamantes da imperatriz Eugênia. Apenas a coroa de Eugênia foi recuperada, danificada, após ser descartada na fuga.

Modus operandi ousado e investigação em andamento

Para acessar o andar superior do museu mais visitado do mundo, os ladrões roubaram um caminhão com plataforma elevatória nove dias antes. Câmeras mostram o grupo escapando em scooters logo após o arrombamento. Até o momento não há evidências de participação interna, mas a polícia não descarta que a rede vá além dos quatro identificados. Detalhes adicionais podem ser acompanhados em reportagens da BBC, que também cobre o caso.

O quarto integrante do bando continua foragido. A promotora reforçou que as buscas prosseguem e pediu ajuda da população para localizar tanto o suspeito quanto as joias desaparecidas.

Quer saber como a investigação pode impactar a segurança de outros museus? Leia mais em nossa editoria Brasil e acompanhe as atualizações.

Crédito da imagem: MAEVA DESTOMBES/Hans Lucas/AFP via Getty Images

Advertisements
Advertisements