Recuperação da conta gov.br por biometria estreia em Minas
Recuperação da conta gov.br por biometria estreia em Minas é a nova facilidade anunciada pelo Governo de Minas Gerais, que passa a oferecer o serviço diretamente nos terminais de autoatendimento instalados em 48 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e em dois postos provisórios em fase de implantação.
Recuperação da conta gov.br por biometria estreia em Minas
A iniciativa resulta de parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os equipamentos, semelhantes a totens interativos, permitem que o cidadão recupere o acesso à conta gov.br apenas posicionando o dedo no leitor biométrico. O procedimento é especialmente útil para os mais de 11 milhões de mineiros que já realizaram cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.
Além de simplificar a recuperação da conta gov.br, os terminais possibilitam elevar o nível de segurança do perfil para Ouro. Com essa atualização, serviços que exigem maior confiabilidade, como solicitação de benefícios previdenciários ou transferência digital de veículos, tornam-se acessíveis. Para isso, basta selecionar “Aumentar nível” na tela e realizar a leitura biométrica.
Ao todo, os terminais oferecem mais de 50 serviços, entre eles emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade Nacional, atestado de antecedentes e agendamento para doação de sangue. Todos os procedimentos contam com orientações exibidas na própria tela, garantindo autonomia ao usuário; quando necessário, há suporte presencial dos atendentes das UAIs.
Rodrigo Diniz, subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, destaca que a novidade “reforça o compromisso de levar soluções modernas e inclusivas para todas as regiões do Estado”. Para o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, a medida protege os dados dos cidadãos contra fraudes e amplia a segurança da plataforma.
Imagem: Internet
Informações detalhadas sobre a conta gov.br podem ser consultadas no portal oficial do governo federal em gov.br, onde estão listados mais de 4 mil serviços digitais disponíveis.
Com a nova funcionalidade, Minas lidera a adoção de tecnologias de acesso seguro à esfera federal. Para outras notícias sobre inovação no serviço público, visite a editoria BRASIL e acompanhe as atualizações.
Crédito da imagem: Seplag-MG / Divulgação
















