⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos / 05 segundos
A descentralização de tratamentos médicos de ponta e a consolidação de uma rede regional de alta complexidade foram o foco principal do 2º Fórum do Hospital FOB – Cardiologia e Medicina Intervencionista. O evento ocorreu na última quinta-feira, dia 24, na Casa dos Músicos, em Ouro Branco, reunindo lideranças médicas, gestores de saúde, operadores e representantes do setor corporativo.
O encontro serviu para evidenciar que os moradores de Conselheiro Lafaiete e de toda a microrregião do Alto Paraopeba já contam com infraestrutura tecnológica avançada e equipes especializadas locais, evitando o desgaste de longas transferências para grandes metrópoles em situações críticas, a exemplo dos quadros de infarto, onde a agilidade no atendimento é determinante para salvar vidas.
Modernização e suporte tecnológico
Durante as palestras e debates, o cardiologista e coordenador da hemodinâmica do Hospital FOB, Humberto Lucas Gonçalves, frisou que a proximidade geográfica com Lafaiete assegura não apenas a eficácia clínica, mas também o acolhimento, permitindo que o paciente permaneça perto de seus familiares durante o tratamento.
O diretor-presidente da instituição, Fabiano Seghetto, lembrou que o hospital passa por um contínuo processo de modernização iniciado em Lafaiete e região desde 2010. Entre os projetos recentes citados está a implantação de uma nova unidade de CTI voltada especificamente para a cardiologia, além da adoção de ferramentas de inteligência artificial para otimizar diagnósticos, sempre aliada ao olhar crítico e humano da equipe médica. A cirurgiã geral, do trauma e vascular Amanda de Souza Araújo, coordenadora dos prontos atendimentos do FOB em Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, também reforçou o impacto positivo das cirurgias minimamente invasivas acessíveis na própria região.
Parceria e integração multissetorial
A iniciativa contou com o apoio de importantes empresas locais, como a Rocha Empreendimentos. O empresário José Rocha e a gerente de marketing da empresa, Raquel Rocha, participaram do fórum destacando a necessidade de unir o setor produtivo à pauta da saúde pública e do autocuidado, premissa que também se reflete em projetos esportivos apoiados pelo grupo em Conselheiro Lafaiete.
-
Serviço / Ficha Técnica:
-
O quê: 2º Fórum do Hospital FOB – Cardiologia e Medicina Intervencionista
-
Quando: Quinta-feira, dia 24
-
Onde: Casa dos Músicos, Ouro Branco – MG
-
Público-alvo: Pacientes, profissionais da saúde, médicos e gestores de Conselheiro Lafaiete e região do Alto Paraopeba
-
Principais recursos em destaque: Serviço de hemodinâmica, CTI cardiológico, exames de alta complexidade e procedimentos minimamente invasivos

















